sexta-feira, 12 de abril de 2013

DEIXA EU TE CONTAR UM "BABADO"

Não são raras as vezes que caimos nas armadilhas da fofoca. Repassar informações negativas  a respeito de alguém talvez seja um dos maiores problemas dentro das organizações, sejam elas  empresas, igrejas, escolas, repartições públicas, etc... ou seja, onde tem gente, tem fofoca!
Um pesquisa informa que os ingleses gastam  cerca de 2 horas por semana fazendo fofoca. O que gera um prejuízo anual de 345 milhões de dólares. Fora os danos que a informação maldosa causa. Quanto tempo se gasta no Brasil, heim? E quanto deve ser o nosso prejuízo?

Quem comenta ou conta uma fofoca, sem saber torna-se um dos maiores prejudicados. Existe um processo  chamado "transferências espontânea de característica" onde as pessoas de forma inconsciente assossiam traços de seu caráter com aquilo que você está dizendo. Dessa forma, você é o primeiro  a perder a credibilidade diante das pessoas. Portanto, pense mil vezes antes de querer comentar algo a respeito de seu chefe ou de algum colega. Não são raras a vezes que o fofoqueiro prova de seu próprio veneno.

Portanto, para evitar isso use o princípio que eu chamo de VBU (Verdade, Bondade e Utilidade), em outras palavras, as "três peneiras de Sócrates".

Sempre que for comentar algo a respeito de alguém, questione-se se essa informação é Verdadeira, se é algo positivo (Bondade), e se ela tem alguma Utilidade.

"Pessoas grandes falam a respeito de idéias, pessoas mediana falam a respeito de eventos, pessoas medíocres falam a respeito de pessoas".

Abraços!
www.facebook.com/MensagensRonyx