quarta-feira, 13 de maio de 2015

ALIE-SE A PESSOAS DE PRINCÍPIOS

Um menino nasceu prematuro em 1571, na Alemanha. Ele era uma criança fraca e doente. Seu pai, ganhava a vida de maneira precária como um mercenário, e deixou a família quando o garoto tinha apenas 5 anos de idade. Sua mãe, a filha de um dono de hospedaria, era uma curandeira que mais tarde foi julgada por bruxaria. Para completar, uma varíola o deixou com a visão fraca e alguma invalidez nas mãos. Mesmo assim, ele creceu, estudou muito e tornou-se astrônomo, matemático e figura-chave da revolução científica do século XVII. Seu nome era Johannes Kepler.

Kepler era um cristão devoto. Todos os seus trabalhos eram baseados na convicção de que Deus havia criado o mundo de acordo com um plano inteligível, acessível através a luz da razão. No entanto, um dos grandes erros de sua vida, foi ter casado com Barbara Müller, uma mulher que não tinha princípios cristãos, que detestava o trabalho de Kepler e debochava de sua religiosidade. Ela era viúva 2 vezes e herdeira dos bens de seus maridos falecidos. Filha de um bem-sucedido dono de um moinho, seu pai, Jobst, era contra o casamento porquê Kepler, na época, era pobre. Ele só cedeu após Kepler terminar de escrever seu primeiro livro, mas quase volta atrás enquanto Kepler estava longe cuidando dos detalhes da publicação. Anos depois, Barbara contraiu febre maculosa húngara e começou a ter convulsões. Enquanto ela estava doente, 3 dos 5 filhos do casal contraíram varíola e morreram. Dias depois Bárbara também veio a falecer. Após sua morte, Kepler cuidadosamente analisou 11 diferentes noivas em potencial e casou-se com Susanna Reuttinger, de 24 anos, uma jovem que tinha passado boa parte de sua vida num orfanato, mas que respeitava os princípios religiosos de Kepler. De acordo com os biógrafos, esse foi um casamento muito mais feliz do que o primeiro.

Se você ainda pretende se casar, não caia no mesmo erro que cometeu Kepler durante o primeiro casamento. Alie-se a alguém cujos princípios estejam em harmonia com a fé de um Criador. Não guie-se pelo desejo ou pelo interesse financeiro. Oriente-se pela fé e pela razão. Afinal, os opostos se atraem, mas somente os iguais permancem juntos.  

Kepler viveu até os 59 anos, vítima de pneumonia. Ele escreveu as palavras que deveriam está em seu epitáfio: “Embora minha mente tenha pertencido ao Céu, a sombra de meu corpo permanece aqui.” 

E sua mente? Pertence ao Céu? Então siga os conselhos do Pai Celeste:

“Não vos prendais a um jugo desigual com os incrédulos; pois que sociedade tem a justiça com a injustiça? ou que comunhão tem a luz com as trevas?” (2 Coríntios 6:14)

📖 Livro Harpa de 1000 Cordas