terça-feira, 30 de junho de 2015

VIVA SUA PROFISSÃO

Ele nasceu nos Estados Unidos em 1901. Seu pai era um farmacêutico com pouco êxito comercial. Durante a infância, ele foi um leitor voraz, tanto que o seu pai chegou a escrever para um periódico local pedindo sugestões de livros para mantê-lo ocupado. Um dos seus amigos, tinha um pequeno laboratório químico em casa e aquilo despertou seu interesse pela ciência. Aos 9 anos, seu pai morre e sua mãe teve que criar sozinha ele e as suas 2 irmãs. Durante o ensino médio, continuava com as experiências usando materiais de uma fábrica abandonada. Aos 16 anos ele entra na universidade e, enquanto estudava, teve que trabalhar duro para sobreviver. Foi entregador de leite, projecionista de cinema e operário num estaleiro. Enquanto procurava um emprego melhor para ajudar sua mãe, a mesma universidade onde estudava lhe ofereceu uma cadeira na área química e ele prontamente aceitou. Assim ele pode estudar e ainda ganhar um auxílio financeiro. Ele gradou-se em Bacharelado em Ciências e imediatamente, procurou fazer doutorado. Assim, o jovem pobre e trabalhador agora tornara-se doutor aos 24 anos. Seu nome era Linus Carl Pauling, amplamente reconhecido como um dos principais químicos do século XX.

Pauling foi pioneiro na aplicação da Mecânica Quântica em química e também considerado um dos fundadores da Biologia Molecular. Ele é ainda visto como sendo um acadêmico versátil, devido à sua perícia em campos diversos. Em 1954, recebeu o prêmio Nobel de Química, e o Nobel da Paz de 1962, pela sua campanha contra os testes nucleares. É a única pessoa que recebeu dois Prémios Nobel não compartilhados.

A vitamina C foi descoberta em 1927 por outro cientista, mas foi Pauling quem descobriu sua importância no tratamento da gripe. Além disso, estudou a relação da vitamina C com o câncer. Ele morreu aos 93 anos em 1994, mas desde 1966, ele tomava todos os dias18g de vitamina C e em 1991 quando descobriu um câncer, ele sustentou a tese de que a vitamina C foi quem retardou a doença pelo menos 20 anos. Hoje, sabe-se que o corpo humano necessita diariamente de apenas 60 mg de vitamina C, preferivelmente de fontes naturais.

Da história acima podemos tirar 2 belas lições lições:

1 - Pauling foi um exemplo de um grande profissional. E um grande profissional é  aquele que vive sua profissão. Qual é o crédito que terá a nutricionista que está acima do peso? E o dentista que não cuida dos próprios dentes? Do professor de letras que não escreve corretamente? Do pastor que não evangeliza os próprios filhos? Do médico que vive doente? Do vendedor que não usa ou conhece o próprio produto? Portanto, se você deseja vencer em qualquer profissão, viva aquilo que você representa.

2 - Desde criança, Pauling amava a ciência e até a velhice encontrava indescritível prazer naquilo que fazia. Da mesma forma, quando você faz algo de coração, você coloca emoção naquilo que faz, tal qual fazia Mozart com suas composições, Pablo Picasso com suas pinturas e Einstein com suas fórmulas. Um grande profissional é aquele que sabe dar "cor a ação", ou seja, não faz nada de qualquer jeito, mas faz bem-feito -- de coração (cor-a-ação).

"Todo trabalho árduo traz proveito".  (Provérbios 14:23)

📖 Livro A Harpa de 1000 Cordas