segunda-feira, 18 de maio de 2015

BUSQUE A PERFEIÇÃO

Ele foi o segundo filho de uma familía de 6 irmãos. Conta-se que sua mãe caíra de um cavalo enquanto o carregava nos braços mas conseguiu sair ileso do acidente. Ainda bebê, ele dormia no mesmo berço de um irmão que tinha uma doença contagiosa grave e que faleceu, mas ele milagrosamente não foi contaminado. Aos 6 anos perdeu sua mãe. O pai, mesmo possuindo algum prestígio financeiro, não era rico, e teve que pagar dívidas altíssimas. A situação financeira da família estava cada vez pior. Assim que atingiu a adolescência, o menino foi enviado para ser educado por um grande mestre em gramática, latim e matemática, afim de obter uma carreira prestigiada. Para frustração do pai, ele faltava as aulas e procurava a companhia de artistas para desenhar. Ele foi punido várias vezes por seu pai e irmãos, para quem a carreira artística era indigna de nobreza. Mas ele insistiu até seu pai enviá-lo para estudar com um dos mais importantes pintores de Toscânia. Logo ele superou o mestre. Tempos depois, ele conseguiu permissão especial para dissecar cadáveres. Com isso adquiriu um conhecimento que o transformou em um dos grandes anatomistas de sua época. Conhecia cada músculo, tendão ou veia do corpo humano, e seus movimentos. Seus dotes artísticos são reconhecidos por Roma ele é então convidado para pintar o teto da Capela Sistina. Aos 33 anos retirou-se para dentro da capela, onde trabalhou sozinho por 4 anos. Ao final, criou uma das maiores maravilhas da história da arte. No dia da apresentação pública, uma multidão veio ao Vaticano visitar a obra, que até hoje deixa milhões de pessoas admiradas! O nome desse grande artista é Michelangelo Buonarrotti.
Michelangelo, ainda em vida foi considerado o maior artista de seu tempo. Chamavam-no de “o Divino”, e ao longo dos séculos, até os dias de hoje, faz parte do reduzido grupo dos artistas de fama universal. Ele foi um dos primeiros a ter sua biografia publicada ainda em vida. E fez sucesso por mais de 70 anos entre Florença e Roma.
Mas, afinal, qual era o segredo de sua maestria?
"Senhor, garanta que eu deseje mais do que posso alcançar!" Essa era a oração de Michelangelo, como que se ele próprio fosse aquele Adão com seu dedo estendido tentando com todas as forças tocar o dedo de Deus. Esse era o segredo: a busca da perfeição, o desejo de fazer mais do que ele poderia realizar, espelhando a mesma perfeição com que Deus criara todas as coisas.
Se você deseja alcançar tal grandeza, busque a perfeição no Deus perfeito, como aquele Adão pintado no teto da Capela Sistina almeja tocar o Criador. Faça como Michelangelo, ore a cada dia, dizendo: "Senhor, garanta que eu deseje mais do que posso alcançar!"
“Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai celestial” (Mateus 5:48)
Livro A Harpa de 1000 Cordas