sábado, 20 de junho de 2015

QUEBRE A SEQUÊNCIA DE AZAR

Se você se considera uma pessoa azarada, leia essa história:

Ele nasceu na Alemanha, em 1879. Nos primeiros anos de vida, teve dificuldades para se expressar através da fala e era lento para aprender, fato que, durante algum tempo, deixou seus pais preocupados. Nos primeiros anos escolares, teve notas muito ruins. Aos 12 ele foi um problema para seus professores, visto que eles não sabiam responder suas perguntas e, como ele era muito individualista e alheio à disciplina, acaba sendo expulso do colégio. Aos 21 anos ele consegue se graduar em física, mas suas notas são muito baixas para se tornar professor. Passa dois anos sem encontrar um emprego descente, ganhando apenas alguns trocados dando aulas particulares. Seu pai tentou lhe arranjar um emprego de assistente de professor, mas foi rejeitado. Cogitou em trabalhar como engenheiro, vendedor de seguros, mas nada dava certo. Ele ficou tão deprimido que chegou a dizer ao seu pai que não queria ter nascido. Foi quando um amigo o indicou para um emprego num escritório de patentes. Emocionado, ele escreve agradecido: 

"Eu realmente estou tocado por você não ter esquecido seu velho e azarado amigo."

Mas passaram-se meses e nada da vaga ser liberada. Enquanto esperava, apareceu uma proposta de dar aulas numa universidade em substituição a um ex-colega que precisava tirar uma licença de dois meses. Ele ficou muito feliz, pois, pelo menos temporariamente, iria deixar  de passar fome. Mas além de dar aulas 30 horas por semana, tinha que ensinar uma matéria que ele detestava. Para completar, sua namorada engravida. Mas ele decide assumir. Passado algum tempo, seu ingresso no escritório de patentes é finalmente autorizado. Agora ele tinha um emprego fixo! Em alguns meses ele aprende todo o serviço e consegue tempo livre para trabalhar em suas idéias escondido do chefe. Ali ele analisa documentos e descrições que estimulam sua mente. No entanto, seu maior contato com a ciência é através de uma revista na qual passava tempo lendo, estudando e refletindo. Ele escreve para revista para expor suas teorias. Poucos o entendem ou demoram a lhe dar repostas. No trabalho, sua função era "Expert de 3a classe". Quase um ano depois, surgiu uma vaga para "Expert de 2a classe", mas sua qualificação de físico não lhe permitiria entrar, pois aquilo era para quem sabia engenharia mecânica. No entanto, ele teria uma chance se tivesse título de doutor. Então ele escreve uma tese de doutorado a uma universidade, mas é reprovada. Escreve outra, mas também é rejeitada. Escreve mais uma, que finalmente é aceita. Ele entra no doutorado e recebe em seu emprego um aumento de 27%. O jovem azarado ganha fama não somente no trabalho, mas também no mundo acadêmico. Suas teorias se tornam conhecidas na Europa e EUA. Mas, para provar a maior de suas idéias, ele precisa de fotografias que mostrassem a posição de estrelas antes e depois de um eclipse solar. Uma equipe de cientistas lhe ajuda, mas passam 8 anos tentando e nada. Parecia que o azar ainda o pesseguia. Em 4 tentativas, 3 foram frustradas por nuvens que cobriam o céu. Até que, em 1915, a teoria da relatividade pode ser finalmente comprovada e Albert Einstein, o "jovem azarado" de nossa história deixa, por fim, a má sorte para trás e, em 1921, recebe o Prêmio Nobel de Física!

A história de Einstein comprova que não existe de fato predestinação ou azar. Isso são apenas crenças limitantes que permeiam a mente das pessoas mal informadas, já que todos somos regidos pela lei do livre arbítrio. Na realidade, sequências de eventos negativos da vida de uma pessoa podem ser interrompidas quando corpo e membros estão envolvidos em um grande propósito, por meio de atitudes positivas e persistentes. Portanto, se você se considera uma pessoa de pouca sorte e não está feliz com o que tem e nem com que você é, faça alguma coisa! Uma ação nobre certamente trará grandes transformações - dentro e fora de você!

"Deus não escolhe os capacitados, capacita os escolhidos. Fazer ou não fazer algo só depende de nossa vontade e perseverança." - Albert Einstein

“A sorte se lança no regaço, mas do Senhor procede toda a determinação.” (Provérbio 16:33).

Livro A Harpa de 1000 Cordas