terça-feira, 18 de novembro de 2014

QUAL É A SUA CAVERNA?

Segundo pesquisas, as cavernas se formam quando a acidez da água dissolve aos poucos a dureza das rochas calcárias, formando "ocos" dentro da terra num processo que pode durar milhões de anos. Conforme diz a espeleologia, ramo da ciência que estuda o assunto, caverna é toda cavidade natural rochosa com dimensões que permitam o acesso de seres humanos. Elas podem surgir por erosão, lava ou substâncias produzidas por bactérias. Para os especialistas, as cavernas são como baús fabulosos de recordações, onde há informações sobre a história geológica da Terra, a formação da vida no planeta e a evolução do ser humano.

◆A bíblia revela que Ló e suas duas filhas chegaram a morar numa caverna; Abraão e outros personagens chegaram a sepultar seus entes queridos numa caverna; Josué perseguiu e matou cinco que reis que se escondiam numa caverna; o profeta Elias encontrou a Deus numa caverna; Jesus ressuscitou de um túmulo que tinha o formato de uma caverna.

◆O mito da caverna escrito por Platão ilustrava que podemos nos libertar da condição de escuridão na qual o homem ignorante naturalmente se encontra, e que o conhecimento é capaz de iluminar a mente como um sol que irradia a vistas de quem estava enclausurado numa caverna.

Na vida, as cavernas podem reprentar nossa condição de medo, de fuga, solidão e depressão. No passado muitos se refugiavam nas cavernas por estarem em situações difícieis ou riscos de vida. Davi, quando estava perseguido e ameaçado de morte, escondeu-se numa cavernas e escreveu o Salmo 18, onde declara seu amor por Deus e suplica-lhe libertação. Essa atitude lhe trouxe forças e o favor divino para vencer seus problemas.

E você, sente-se numa caverna? Então, assim como Davi, clame a Deus, contemple o sol e declare sua vitória!

"O SENHOR é a minha rocha, a minha cidadela, o meu libertador; o meu Deus, o meu rochedo em que me refugio; o meu escudo, a força da minha salvação, o meu baluarte... Na minha angústia invoquei o Senhor, gritei por socorro ao meu Deus. Ele do seu templo ouviu a minha voz, e o meu clamor lhe penetrou os ouvidos".” (Salmo 18: 2 e 6)  

Livro A Harpa de 1000 Cordas