sábado, 12 de setembro de 2015

SEJA UM GRANDE LÍDER

John Daily decide passar alguns dias em um mosteiro. Lá conhece Leonard Hoffman, um grande empresário bem sucedido que na casa dos 60 anos de idade, no topo de sua carreira bem-sucedida, resolveu se tornar num monge, e passa a se chamar irmão Simeão. Além de outras atividades todos os dias pela manhã, John e mais 5 participantes tinham aulas com Simeão sobre princípios de liderança. Em meio as aulas, John se irrita com outro participante, o sargento Greg, que se mostra cético com os ensinamentos de Simeão. Em uma conversa particular, John pergunta porque Simeão não expulsa Greg das aulas. Então Simeão conta sobre a difícil lição que aprendeu em seu primeiro emprego como gestor, sobre a importância da opinião contrária, e acabou lhe ensinando que a divergência de opiniões ajuda a manter o equilíbrio da organização. Mais tarde, no horário da aula, um dos participantes pergunta a Simeão quem ele acreditava ser o maior líder de todos os tempos? E Simeão responde: Jesus Cristo. Alguns membros acham que essa opinião se devia ao fato dele ser cristão. Outro participante chega a dizer que estava ali para aprender alguma coisa sobre liderança e não para falar sobre Jesus. Simeão diz que, se liderança é a capacidade de influenciar pessoas a trabalharem entusiasticamente na busca dos objetivos para o bem comum, então sua resposta estava realmente certa, pois até aquele momento não ele conhecia ninguém que tenha tido tanta influência como teve Jesus, já que hoje mais de 2,5 bilhões de pessoas no mundo se dizem cristãos, cerca de um terço da população mundial. Além disso, dois dos maiores dias santos, Natal e Páscoa, são baseados na vida de Jesus, e que até o calendário conta os anos a partir do nascimento dele há mais de dois mil anos. Esse é contexto principal do livro “O monge e o Executivo”, de James Hunter, considerado um dos melhores livros de estratégias de liderança do mundo.

Do contextos e dos escritos de Hunter, podemos obter as seguintes lições:

1 - Segundo Hunter, liderança é a habilidade de influenciar pessoas a trabalhar entusiasticamente visando atingir objetivos comuns, inspirando confiança por meio da força do caráter. Conforme ele mesmo explica, ser líder não é ter cargo, nem função, nem ser chefe ou mandante, mas ser um servo.

2 – Depois de escrever o conceito de liderança servidora, o livro “O monge e o Executivo” vendeu mais de 4 milhões de cópias no mundo todo. Mas, ao longo de 10 anos, Hunter recebeu milhares de e-mails de pessoas que entenderam equivocadamente que um líder servidor é  uma espécie de capacho de seus liderados. Por esse e outros motivos, Hunter escreveu o livro “De volta ao Mosteiro”, onde enfatiza que um líder servidor é aquele que atende as NECESSIDADES das pessoas, não as suas VONTADES. De fato, ele está certo. Nem mesmo Deus vive atendendo as nossas vontades, pois como diria Augusto Cury, se Deus fizesse isso, nós seríamos deuses e Ele seria nosso servo.

3 –  John Daily, o personagem principal da história, ao longo de 2 anos, não coloca em prática as coisas que aprendeu com mestre Simeão, então passa por um período difícil repleto fracassos como líder e como pai. Então ele decide voltar ao mosteiro e lá aprende, dentre outras lições, que amar não significa gostar das pessoas. Amar é aquilo que se faz e não aquilo que se sente. Ele também aprende que se quisesse influenciar as pessoas ele precisava ficar mais aproximo delas. Ao término da história ele faz uma série de mudanças na sua vida, dentre elas, passar mais tempo com a família.

4 – Hunter é enfático em dizer no livro que ninguém é obrigado a gostar das pessoas para ama-las. O amar é respeitar e servir, e acima de tudo, é agir. Conforme ele ensina no livro, o verdadeiro amor, de acordo com I Coríntios 13, não tem nada haver com sentimentos.   

5 – Sendo Jesus um carpinteiro do interior, como ele foi capaz de ensinar lições aos pescadores, pastores e outros profissionais e assim se tornar no maior líder da história? É que Jesus, antes de ensinar, aprendeu com as pessoas. Por isso, você que deseja ser um grande lider, professor, pai ou mãe, busque amar, conhecer e influenciar aqueles a quem você precisa conduzir. Aprenda com Jesus, seja um contínuo aprendiz do comportamento humano.
“É preciso que ele seja hospitaleiro, amigo do bem, sensato, justo, consagrado, tenha domínio próprio e apegue-se firmemente à mensagem fiel, da maneira pela qual foi ensinada, para que seja capaz de encorajar outros...” (Tito 1:6-9)
Livro A Harpa de 1000 Cordas