segunda-feira, 22 de junho de 2015

TRANSFORME VAIAS EM APLAUSOS

Aos 7 anos de idade, um garoto perdeu seu pai e teve sua herança roubada por tutores. Ele deu entrada num processo para tentar reaver os bens roubados, mas não conseguiu recuperá-los todos. A partir desse contato com a justiça, ele mais tarde pode assistir a outros julgamentos, e num deles, teve a oportunidade de ver um orador que, com habilidade e graça, mudou um veredicto que parecia selado. Ao ver a multidão escoltá-lo e felicitá-lo, o menino invejou a glória daquele orador e ficou ainda mais impressionado com o poder da palavra, que parecia capaz de tudo transformar. Assim, alimentou a esperança de se tornar num grande orador. No entanto, aquilo era sonho impossível, pois ele era gago. Aos 27 anos, ele iniciou sua carreira, mas na sua primeira apresentação diante dos romanos todos riram dele por causa da sua gagueira. Depois de recebido vaias, ter sido humilhado em público, ele decidiu lutar para superar sua deficiência através de um rígido programa de treinamento: enquanto corria na praia contra o vento ele ia declamando poemas; forçava-se a falar com pedras de seixo na boca; gastava longas horas de leitura em voz alta; fazia discursos para o mar esforçando-se para ouvir sua voz diante do barulho das ondas; além disso, ele estudava com muito esmero os discursos dos grandes oradores antigos. Depois de longo período de preparo, que demandou enorme esforço, ele venceu a gagueira. Seu nome era Demóstenes – conhecido atualmente como o maior orador da Grécia Antiga.

Demóstenes teve uma carreira bem-sucedida como orador e político. Sua vida foi dedicada à defesa de Atenas contra inimigos. Conta-se que que ele planejava e desenvolvia suas apresentações com muita dedicação e empregava muita paixão em suas falas. Diz um relato que, no discurso a favor de Fórmion, Demóstenes apresentou seus argumentos com tanta veemência e sinceridade que os jurados se recusaram a ouvir a parte contrária – fato inédito até aquele momento – e deram ganho de causa a Demóstenes. Registros atribuem a ele cerca de 60 discursos, além de algumas cartas.

A história acima nos tráz 3 grandes lições:

1 – Quanto mais conhecimento você acumular, menos você dependerá dos sentimentos para defender suas ideias. Como diria Desmond Tutu: “Não levante a sua voz, melhore os seus argumentos.”

2 – Dale Carnagie dizia: “Quanto mais suor derramado em treinamento, menos sangue será derramado em batalha.” Portanto, quanto menos exigente você for consigo mesmo, mas o mundo o humilhará. Mas, quanto mais rígido você for consigo em seu preparo, mais o mundo o honrará.

3 – Assim como Demóstenes, Moisés (da Bíblia) também era gago. Ambos conseguiram transformar humilhação em honra. Da mesma forma, você também pode fazer algo bom a partir de seus problemas. Agindo com diligencia e disciplina, e com fé em Deus, você também poderá transformar as vaias em aplausos.

“Quem dotou o homem de boca e língua? Quem fez o surdo ou mudo? Não Sou Eu, o Senhor? Agora, portanto, vai; e Eu estarei contigo, e te ensinarei o que hás de falar e como falarás!” (Exodo 4:11-12)

📖 Livro A Harpa de 1000 Cordas