quinta-feira, 28 de maio de 2015

RESPEITE AS RELIGIÕES

Coisa certa é respeitar as diferenças religiosas. Segundo o IBGE, no Brasil existem cerca de 125 milhões de católicos, 42 milhões de evangélicos, 230 mil budistas, 3,8 milhões de espíritas,  1,6 milhão de adventistas, 1,3 milhão testemunhas de Jeová,  1,1 milhão de mórmons, 107 mil judeus, 35 mil muçulmanos e 15 milhões sem religião, e desses, 615 mil são ateus.  
No mundo há mais de 10 mil religiões. As 8 maiores são:
1 - O cristianismo, com 2,5 bilhões de adeptos, o que equivale a 33% da população mundial. A base é a Bíblia, escrita por 66 autores inspirados por Deus, ao longo de 1600 anos.
2 - O Islamismo é a segunda maior e com uma taxa de fertilidade de 75%,  estima-se que até 2050, a mesma quantidade de mulçumanos será a mesma de cristãos. Não se impressione se seus filhos tiverem amigos islâmicos. O livro base é o Alcorão Islã, escrito por Maomé, por volta do ano 610 d.C.
3 – O hinduismo está em terceiro lugar, com cerca de 900 milhões de adeptos, abrange seitas e variações monoteístas e politeístas, sem uma fonte única de doutrinas ou escrituras. Sua base literária são os textos sagrados chamados “Vedas”. Ela representa 14% da população mundial.  
4 – A “Religião tradicional chinesa” mistura credos e práticas de diferentes doutrinas, como o Confucionismo, o Taoísmo, o Budismo e outras religiões menores. Com mais de 400 milhões de praticantes, eles representam cerca de 6% da população mundial.
5 – O budismo está em quinto lugar e é baseado nos ensinamentos de Siddharta Gautama, o Buda (600 a.C.), que busca a realização plena da natureza humana. A religião prega a existência é um ciclo contínuo de morte e renascimento, no qual vidas presentes e passadas estão interligadas.
6 – Sikhismo tem aproximadamente 20 milhões de adeptos e é a sexta maior religião do mundo. O sikhismo nasceu no século 16, na província de Punjab, na Índia. Sua base doutrinária está nos ensinamentos de Guru Nanak.
7– O judaímo tem cerca de 15 milhões de adeptos. Atualmente, a maior parte deles vive em Israel e nos Estados Unidos, para onde migraram fugindo da perseguição nazista. É baseado na aliaça entre Deus com filhos de Israel. Seu livro sagrado é o Torá, ou seja, o antigo testamento bíblico.
8 – O Espiritismo tem cerca de 13 milhões de adeptos. A vida após a morte e a reencarnação são as bases dessa doutrina, que surgiu na França e se expandiu pelo mundo a partir da publicação de O Livro dos Espíritos, de Allan Kardec, em 1857.
12% da pupulação mundial se declara sem religião, ou seja, 820 milhões.  
Observe que aproximadamente 4,3 bilhões de pessoas, ou seja 67% da população mundial, não acredita em Jesus. Respeitar o que outras pessoas acreditam é, acima de tudo, um gesto de sabedoria e maturidade. Afinal, o melhor caminho para a propagação do evangelho é o amor.

“A religião que Deus, o nosso Pai, aceita como pura e imaculada é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas em suas dificuldades e não se deixar corromper pelo mundo”. (Tiago 1:27)

 Livro A Harpa de 1000 Cordas