quinta-feira, 28 de agosto de 2014

SEJA COMPLETAMENTE INTELIGENTE

Auguns autores chamam isso de inteligência social (Robert Greene),  outros de inteligência interpessoal (Jamil Albuquerque), outros de inteligência emocional (Daniel Goleman), mas a grande verdade é que se você quiser se dá bem na vida terá que aprender a lidar com pessoas. Uma pesquisa feita com milionários americanos aponta que 70% do êxito de seus negócios se deve ao êxito nos relacionamentos. Quer crescer na vida? Aprenda a relacionar-se!

Por isso especialistas aconselham: ao lidar com "leões" haja com amor, compreensão e autoconfiança. Com "cobras" é preciso saber acalmá-las com carinho e respeito. Ao lidar com "ratos", é preciso ignora-los e focar em seus objetivos. Em resumo, cada pessoa é um código a ser decifrado com muito cuidado e observação. E se você se nega a esse desafio nunca aprenderá a viver e muito menos a ser bem-sucedido. Declarar guerra ao seu adversário sempre será a pior alternativa. Quem faz isso, tende a morrer mais cedo (ou por doenças relacionadas ao estress ou por retaliações de adversários).

Jamil Albuquerque resume sua experiência na política: "ao saber lidar com decepções, você também aprenderá a sair da ingenuidade".

Jesus nos ensina que, de uma forma bem sutil, é possível vencermos na arte de lidar com pessoas. Como?: "fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem." (Mateus 5:44)

Livro A Harpa de 1000 Cordas