terça-feira, 21 de julho de 2015

SIGA A REGRA DE OURO

Ele nasceu em 1769 em Ajaccio, Córsega, uma ilha da França. Foi o segundo de 8 filhos de um advogado. Por ser uma criança indisciplinada sua mãe o criou com pulso firme. Ele teve uma boa educação: foi matriculado numa escola religiosa para aprender francês. Mas além disso, ele era bom em matemática, história e geografia. Sofria bullying por causa de seu sotaque e para superar isso, ele praticava muita leitura. Ao terminar seus estudos ele entrou numa escola militar onde se formou oficial de artilharia. Depois disso, ele se tornou no segundo-tenente do regimento de artilharia durante a Revolução Francesa. Foi promovido a tenente-coronel, capitão e depois eleito primeiro-cônsul da república. Em um plebiscito feito em 1804, a França tornou-se monarquia e ele foi indicado para o trono. Na festa da coroação na catedral de Notre-Dame, ele retirou a coroa das mãos do Papa Pio VII e coroou a si mesmo, para deixar bem claro que ninguém tinha maior autoridade que ele. Ali mesmo também coroou sua esposa, a imperatriz Josefina. O nome desse obstinado líder era Napoleão Bonaparte.

Durante o reinado de Napoleão, a França conquistou quase toda a Europa, chegando a 150 departamentos, com 50 milhões de habitantes. O exército francês tornou-se o mais poderoso do continente. Napoleão enfrentou cerca de 100 batalhas das quais perdeu apenas três. Mas seu maior erro foi ter invadido a Rússia em 1812 durante um dos mais rigorosos invernos da história. O general russo Kutuzov ordenou que os russos queimassem casas e se retirassem para o interior da Rússia, de forma que o exército francês não teve como se abrigar e se sustentar,  e foi forçado a sair dali. Os russos caçaram os franceses e exterminaram a quase todos. Depois disso, Napoleão foi exilado na Ilha de Elba. Mais tarde  ele volta para a França no "Governo de 100 dias". Ele ainda tentou vencer os ingleses e prussianos na Batalha de Waterloo em 1815, mas foi definitivamente derrotado e então exilado na ilha de Santa Helena no Atlântico Sul, onde veio a falecer.

Jerry Manas, autor do livro “Napoleon on Project Management” estudou a vida de Napoleão em detalhe e listou 6 princípios que regeram sua vida e história: exatidão, flexibilidade, força moral, velocidade, objetividade e caráter. No entanto Napoleon Hill, autor do Livro “A Lei do Triunfo”, diz que Napoleão falhou no cumprimento da 15ª lei do sucesso, descrito em seu livro como a pratica da "Regra de Ouro", ou seja, "tratar os outros como gostaria de ser tratado". Segundo Hill, o fato de Napoleão não ter esse hábito fez dele um fracassado.

Napoleão Bonaparte chegou ao topo. Mas lembre-se que um dia o inimigo levou Jesus ao topo de um pináculo e ofereceu-lhe o topo do mundo! Não há nada de errado em chegar ao topo, o problema está em abandonar a Deus e pensar apenas em si mesmo e esquecer dos outros  –  isso torna grandes líderes em seres fracassados. Portanto, jamais esqueça:

“A humildade é o último degrau da Sabedoria” — Dimos Iksilara.

“O temor do Senhor ensina a sabedoria, e a humildade antecede a honra.” (Provérbios 15:33)

📖 Livro a Harpa de 1000 Cordas