terça-feira, 19 de maio de 2015

DÊ UM PASSO DE FÉ

Um menino negro nasceu em 1929. Era o filho do meio entre a irmã mais velha e um irmão mais novo. Ele cantava no coro da igreja batista e acreditava que a Bíblia tinha muitas verdades das quais não se podia escapar. Em 1955 uma mulher negra se negou a dar um lugar no ônibus para uma mulher branca e foi presa. Ele, aos 26 anos, juntou-se com outros líderes negros da cidade e organizaram um boicote aos ônibus daquele local contra a segregação racial no transporte, e durante um ano, ele recebeu muitas ameaças de morte, foi preso e viu sua casa ser invadida. Mas sua luta não foi em vão, mais tarde o boicote foi encerrado com a decisão da Suprema Corte Americana em tornar ilegal a discriminação racial no transporte público. Depois dessa batalha, ele participou de várias conferências e comitês que organizavam o ativismo em torno dos direitos civis. Ele se manteve à frente de protestos não-violentos preconizados por Mahatma Gandh contra os sistemas de segregação racial. Muitas dessas manifestações foram atacadas de modo violento por autoridades racistas. Tudo isso afetava a população e o congresso americano, e provocou vários debates acerca dos direitos civis. Em 1963 ele proferiu seu famoso discurso "Eu tenho um sonho". Liderou várias marchas a fim de conseguir o direito ao voto, o fim da segregação racial, o fim das discriminações no trabalho e outros direitos civis básicos. Mais tarde a maior parte destes direitos foi agregada à lei americana. Ele se tornou a pessoa mais jovem a receber o Nobel da Paz, que lhe foi outorgado em reconhecimento sua liderança na resistência não violenta e pelo fim racismo nos EUA. Por conta desses ideias ele foi odiado por muitos recistas do sul, o que culminou em seu assassinato. Depois de sua morte, um feriado nacional foi estabelecido para homenageá-lo. Seu nome era Martin Luther King.

Luther King foi um pastor protestante e ativista político americano. Tornou-se um dos mais importantes líderes do movimento dos direitos civis dos negros nos EUA e no mundo, com uma campanha de não violência e de amor ao próximo. Ele recebeu postumamente a Medalha Presidencial da Liberdade em 1977 e Medalha de Ouro do Congresso em 2004. O Dia de Martin Luther King foi estabelecido como um feriado federal dos Estados Unidos em 1986. Centenas de ruas nos EUA também foram renomeadas em sua homenagem. Mas afinal, qual foi o segredo de sua grandeza ?

“Suba o primeiro degrau com fé. Não é necessário que você veja toda a escada. Apenas dê o primeiro passo”. – Martin Luther King 

Seja qual for o desafio que você tenha a sua frente ou quão difícil o objetivo que você deseja atingir, dê o primeiro passo com fé e siga em frente. É dessa forma que gigantes como Luther King escalaram o degrau do êxito e mudaram os rumos da humanidade.

“Faltar-me-ia o tempo contando de Gideão, e de Baraque, e de Sansão, e de Jefté, e de Davi, e de Samuel e dos profetas, os quais pela fé venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas...e da fraqueza tiraram forças.” (Hebreus 11:32-33)

📖 Livro a Harpa de 1000 Cordas