quarta-feira, 2 de setembro de 2015

MUDE AS CIRCUNSTÂNCIAS

Em 1882 nascia nos EUA um menino muito querido. Ele foi criado numa família próspera que tinha fortes conexões políticas. Seu pai e sua mãe tinham ascendências holandesa e francesa, respectivamente. Durante a juventude, obteve sua primeira graduação na Universidade Harvard e uma segunda na Escola de Direito de Columbia, antes de se empregar em uma prestigiada empresa de Wall Street. Em 1905 casou-se com sua prima de quinto grau e tiveram seis filhos. Com o tempo deixou de lado a advocacia para ingressar na vida política. Foi eleito senador e depois nomeado secretário-adjunto da marinha. Em 1920, foi o candidato à vice-presidência de seu país, mas foi derrotado. No ano seguinte, aos 39 anos, foi acometido por uma poliomielite, mas continuou suas atividades políticas. Chegou, inclusive, a aparecer de muletas nas convenções que participara.  Devido a doença, ele passava os verões em tratamento numa fundação, na Georgia, aonde ele podia conversar e ouvir as pessoas mais pobres do país. Esse fato lhe inspirou várias das suas ideias sobre o New Deal, um programa de governo que previa uma maior participação do Estado na regulamentação da economia. Em 1928 foi eleito governador de Nova York e reeleito em 1930, após uma campanha para contornar a crise econômica de 1929, onde implementou o New Deal. Em 1932 foi eleito presidente dos Estados Unidos, mas seu maior desafio só estava começando. A situação de seu país não era nada animadora: 9 mil bancos haviam quebrado, 85 mil empresas estavam falindo, e para piorar, mais de 15 milhões de pessoas estavam desempregadas. No dia de sua posse o PIB norte-americano já tinha caído à metade.

O que fazer quando sobre você está toda a responsabilidade de resolver uma terrível crise?
“Faça o que puder, com o que tiver, onde estiver.” – É o que ele disse. Essa frase deixa claro sua determinação. Ele enfrentou muitas críticas dos banqueiros para fazer as mudanças necessárias, mesmo assim, implementou várias reformas, estabeleceu impostos maiores para os mais ricos; impôs maior controle sobre as atividades bancárias e sobre os serviços de utilidade pública; criou um imenso programa para diminuir o desemprego da população; cortou de gastos, dentre outras ações. Dessa forma, ele conseguiu levantar a moral de seu povo e ressuscitar a economia americana. Por causa disso ele foi reeleito em 1936, 1940 e 1944, tornando-se o único presidente que governou os Estados Unidos por 4 vezes.  Depois de superar a crise econômica, vem a Segunda Guerra Mundial. Em meio aos conflitos, ele procurou manter uma relação neutra com os demais países europeus. Mas a posição de neutralidade dos EUA foi desafiada quando, em 1941, o Japão atacou a base americana de Pearl Harbor. A força americana teve que ser acionada e junto com o império britânico de Winston Churchill, entrou na guerra contra a Alemanha nazista. Até hoje ele é considerado um dos presidentes americanos mais importantes da história. Responsável por trazer esperança para seu povo durante a Grande Depressão e a Primeira Guerra Mundial. Incrivelmente ele conseguiu administrar as duas situações caóticas com bastante habilidade, trazendo um futuro próspero para os americanos. Ele inclusive foi o primeiro presidente dos Estados Unidos a aparecer na televisão. Seu nome é Franklin Delano Roosevelt. 
Roosevelt morreu  1945 vítima de uma hemorragia cerebral, pouco antes da guerra terminar. Em sua homenagem, várias estátuas e memoriais foram erguidos. Sua casa virou patrimônio histórico nacional. Sua imagem aparece na moeda americana de dez centavos. Muitos parques e escolas, bem como um porta-aviões, uma estação de metrô em Paris, bem como centenas de ruas e praças através do mundo, levam seu nome.
Dos fatos acima podemos obter as seguintes lições:
1 - A capacidade de reverter as circunstâncias é um traço característicos dos grandes líderes. Por exemplo, quando Louis Gerstner assumiu a IBM, em 1993, a empresa havia perdido 17 bilhões de dólares em 3 anos. Quando ele entrou, a IBM vendia computadores. Quando deixou a empresa, em 2002, a IBM era uma moderna, ágil e lucrativa prestadora de serviços. Assim era Roosevelt, que mostrou uma incrível capacidade de mudar as circunstâncias. Como ele conseguiu isso? “De longe, o maior prêmio que a vida oferece é a chance de trabalhar muito e se dedicar a algo que valha a pena.” – disse ele.
2 – As grandes inspirações de Roosevelt eram obtidas ouvindo as pessoas. Hitler era inflexível e não tolerava ouvir conselhos que não fossem meras repetições de suas ordens. Se por um lado Roosevelt alcançou a vitória, Hitler pagou um preço alto demais por sua arrogância.
3 - Roosevelt era muito criticado, mas seus críticos se calaram após verem os resultados de seu trabalho. Apesar da paralisia física, ele não se deixou paralisar por tais julgamentos. Seu biografo, Jean Edward Smith, afirmou, em 2007: "ele se levantou de uma cadeira de rodas para erguer uma nação que estava de joelhos".  Da mesma forma, se você não deseja ser paralisado pelas críticas, levante-se e mostre os resultados de seu trabalho.
4 – O historiador da Universidade de Stanford, David Kennedy, descreveu várias características que explicam o sucesso de Roosevelt: “ele entendia as coisas com muita rapidez; ele conseguia se ligar às pessoas; ele tinha autoconfiança; ele era dedicado à causa pública; ele desenvolveu um caráter forte; ele tinha uma visão clara da nação e de seu papel no mundo; ele tinha as habilidades políticas necessárias para levar seus projetos além das pranchetas...” Por causa disso, Roosevelt é considerado como um dos melhores presidentes que os Estados Unidos já teve e também um dos homens mais admirados do século XX. O segredo de seu sucesso? Sua vontade de acertar. “O único homem que nunca comete erros” – disse Roosevelt –  “é aquele que nunca faz coisa alguma”. 
E você? Acredita na capacidade de fazer grandes realizações?
"Ele nos capacitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do Espírito; pois a letra mata, mas o Espírito vivifica". (2 Coríntios 3:4-6)
Livro A Harpa de 1000 Cordas