terça-feira, 14 de outubro de 2014

A DOR É PARA SER SENTIDA

Quem leu o livro A Culpa é Das Estrelas deve lembrar dessa frase: “the pain is for to be felt” (A dor é para ser sentida). Mas você já imaginou como seria a vida sem dor? Lúcio é um garoto brasiliense que nasceu com insensibilidade total à dor, uma condição que afeta menos de 300 pessoas em todo o mundo. Quando ele completou 7 meses de idade e seus dentes de leite começaram a nascer, ele chegou a dilacerar a própria língua de tanto mordê-la, e por pouco não morreu afogado com seu próprio sangue. Alguns anos depois, ele caiu e quebrou um dente e só foi perceber horas depois. Outro dia, sem se dar conta, dormiu de mau jeito e o peso do seu corpo quebrou o punho direito. Só percebeu a fratura quando acordou e notou que não conseguia pegar uma colher. Ele também tem outro sintoma bizarro: a anidrose, ou seja, incapacidade de suar. Parecer bom, mas não é. Na prática, é terrível. Como ele não transpira, seu corpo fica superaquecido, e ele tem crises de febre quase todas as semanas.

No mundo em que vivemos, a ausência de dor, em vez de tornar tudo mais agradável, faz da vida humana num inferno. E por isso que infelizmente, precisamos aprender a lidar com ela. No entanto, não existe uma dor pior do que viver sem esperança. É o que confirma Albert Schweitzer em1952: “A tragédia não é quando um homem morre. A tragédia é o que morre dentro de um homem quando ele está vivo."

Assim, enquanto vivos, tenhamos esperança, pois um dia, no tempo certo, a dor irá passar.

“Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, NEM DOR, pois as primeiras coisas já passaram". (Apocalipse 21: 4 e 6)

Livro A Harpa de 1000 Cordas