terça-feira, 28 de outubro de 2014

O VERDADEIRO SUCESSO NUNCA É IMEDIATO

"Os grandes retornos nunca são imediatos."

Quem não gostaria de terminar uma faculdade e logo conseguir um bom emprego em sua área de atuação? Quem não gostaria de montar um negócio e no outro dia já tá lucrando? Quem não gostaria de plantar e amanhã já tá colhendo?

A vida é assim mesmo: ninguém chega ao sucesso de uma hora pra outra. Lembro-me que meu primeiro emprego de engenheiro aconteceu 2 anos após concluir a faculdade. O primeiro aumento veio depois de ter mudado 3 vezes de emprego. Nesse tempo cheguei a trabalhar 24h sem receber hora extra ou pelo menos receber um "obrigado". A vida é assim mesmo. Lembrei-me de uma matéria da revista Superinteressante que diz que o sucesso em qualquer profissão só vem com 10.000 horas de prática! Ou seja, nem a ciência admite retornos imediatos, quanto mais nós deveríamos achar que as coisas vão acontecer de uma hora pra outra. Portanto fica a deixa: faça aquilo que ama, lute por aquilo que voce acredita, trabalhe naquilo que te dar prazer, e enfim, não cobre de si mesmo recompensas imediatas!

A história mostra que é devagar que se chega longe:

● Moisés levou 40 anos preparando-se pra se tornar líder de seu povo!
● José levou 10 desde o sonho profético, passando por muitas injustiças até virar governador;
● Einstein trabalhou arduamente quase 20 anos até suas teorias ganharem o primeiro prêmio Nobel;
● Augusto Cury e Paulo Coelho levaram quase 20 anos para serem reconhecidos.
● Em média precisamos de 10 a 15 anos persistindo em algo que acreditamos para termos sucesso nisso. Foi assim com Ford, Honda, Edison, Lincoln, Hill, Jobs, Roosevelt, Lula, Silvio Santos, Ana Paula Valadao, Flavio Augusto, etc.

"Com o ser humano tudo aquilo que é lento, é rápido, e tudo aquilo que é rápido, é lento. " - Stephen Covey.

Quer virar um sucesso? Então tenha santa paciência!

LIVRO A HARPA DE 1000 CORDAS

SOMOS UMA HARPA DE 1000 CORDAS

"Conhece-te a ti mesmo!" - Lembram dessa frase? Quando Sócrates escreveu isso a quase 2600 anos no tenplo de Delphos ninguém imaginava quão profundo era o seu significado. Você realmente conhece a si mesmo? Sabe de que elementos químicos você é composto? Sabe despertar a própria energia e a motivação? Consegue controlar seus próprios desejos e sentimentos como raiva, mágoa, paixão, etc?

Você já parou para pensar como seu corpo possui vontade própria..., desejos e hábitos quase incontroláveis? E o pior de tudo, esses mesmos desejos podem levar uma pessoa ao fracasso total em todos os aspectos da vida. Conhecer e entender a si mesmo é o segredo para se obter esse autocontrole. É como aprender a tocar um instrumento, cuja prática exige atenção consciente até se chegar ao estágio da prática inconsciente.

Em 1871 quando Ellen G. White escreveu que nosso corpo é uma harpa de 1000 cordas, ninguém soube ao certo o significado verdadeiro dessa expressão. No entanto, com a descoberta de que todos os átomos são compostos de unidades vibracionais chamadas cordas, tornou-se possível compreender muitas das mais questões mais complexas da humanidade, como o amor, a lei da atração, a superação, a espiritualidade e as filosofias do triunfo.

Tudo no universo vibra, e conosco não é diferente. Enfim, somos uma Harpa de 1000 Cordas!

“Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste." - Salmos 139:14

LIVRO A HARPA DE 1000 CORDAS

A CRIATIVIDADE EXIGE FOCO

Durante o século XIX a França estava dividida entre católicos a protestantes, republicanos e monarquistas. Nessa época, um jovem chamado Galois, republicano, era tão rebelde, que chegou a ser preso por ameaças ao rei. Galois gostava de matemática, mas não tinha disciplina para expressar suas ideias. Tentou 2 vezes entrar na Escola Politécnica e 3 vezes na academia de ciências, mas não entregava direito seus relatórios. Em março de 1832, Galois ap...aixona-se pela filha de um médico, Stéphanie-Félicie, que não gostava dele e tinha outro pretendente. Enciumado, este o chama para um duelo de vida ou morte. Galois aceita e, imaginando que iria morrer no dia seguinte, passa a noite toda escrevendo equações. Enquanto escrevia, seus pensamentos eram: “eu vou morrer amanhã... eu vou morrer amanhã...”. Naquela quarta-feira, 30 de maio de 1832, Galois foi defender sua honra. Escolheu uma das pistolas, deu 25 passos, virou-se e... levou bala! Agonizou no hospital e morreu sem saber que, naquelas 60 páginas de garranchos, viria a ser considerado um dos mais criativos pensadores da matemática.


O sentimento que temos todo o tempo do mundo para completar um trabalho produz um efeito debilitante sobre a mente. Semelhante a Galois, uma pessoa só pode atingir seu ápice de criatividade quando possui foco e impõe prazos a si mesmo. Assim, não se deixe levar pelos prazeres da vida. Quem se deixa desviar dos objetivos continua sendo uma criança que só trocou o tamanho do brinquedo. A felicidade não produz maturidade, mas certamente a maturidade produz felicidade plena.”


“Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, remindo o tempo; porquanto os dias são maus." (Efé. 5:15-16)


Livro A Harpa de 1000 Cordas

VIRE A PÁGINA E SIGA EM FRENTE*

Um jovem começou a vender livros. Na primeira casa, consegue vender vários volumes. Ao comentar sobre o feito, os outros vendedores lhe dizem: "isso foi sorte de principiante". Ele tenta ignorar e prossegue. Porém, durante duas semanas não consegue vender um livro sequer. Desesperado, pede ajuda, mas os outros colegas se dizem muito ocupados. Mais tarde, triste e decidido a desistir, um velho vendedor se aproxima e diz: "garoto, não desanima, quando... um cliente lhe disser não, finja que ouviu e diga-lhe: 'sei exatamente o que você quis dizer'. Siga em frente e faça isso até vender." No outro dia, na primeira casa, oferece o livro a uma mulher que lhe diz: "não quero", então ele responde: "sei exatamente o que você quis dizer", vira as páginas do livro e continua. A mulher lhe diz: "não tenho dinheiro", então ele repete a ação e prossegue. A mulher dá 5 desculpas diferentes, e ele insiste 6 vezes. Então, a mulher, já cansada, compra o livro. Ao sair dali ele prossegue com a mesma metodologia. Depois de alguns meses, o jovem tornar-se no melhor vendedor de livros daquela região.

Essa história real não significa que devemos ignorar os problemas ou deixar de resolvê-los, mas que, em algumas situações teremos que estamos ouvindo as palavras negativas. Como diria Mark Twain: "não sabendo que era impossível, foi lá e fez". Então, quando a vida lhe disser não, finja que entendeu, vire as páginas e ouça a voz de Deus, dizer:

“Não se apavore nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar”. (Josué 1:9)

Livro A Harpa de 1000 Cordas

VENCE DORES

Especialistas na área de economia aconselham: "não trabalhe pra se aposentar, trabalhe pra ser independente financeiramente. Aposentadoria é parar de trabalhar e ser independente é escolher quando e com quê trabalhar."

Pesquisas informam que, quando trabalhamos com aquilo que amamos, temos 50x mais chance de sermos bem sucedidos do que fazendo qualquer coisa pra sobreviver. Fazer o que gosta parece utopia. Mas é possível sim chegar lá. Oscar Smith dizia: "Graças a Deus que passei a vida toda fazendo o que eu amava e ainda era pago para isso." A revista Superinteressante diz que aqueles que trabalham com aquilo que não gostam estão "vivendo pela metade."

Portanto, vence mais facilmente na vida quem faz o que ama. Mas, para se viver esta estreita relação de amor ao trabalho é preciso superar as dores da aprendizagem. Por exemplo, tocar violão pode parecer divertido, mas para se tornar num músico competente é preciso acostumar-se com os calos nos dedos, entender de cifras e partituras, e submeter-se a pelo menos 10.000 horas de treinamento. A mesma coisa acontece com os grandes atletas, que precisam passar por muitas dores para desenvolverem a musculatura e a forma física. Assim, ninguém passa a fazer o que ama sem antes vencer os incômodos de uma preparação séria. Vencedores, como a própria palavra diz: "vence dores". Sem dor, não há desenvolvimento. Até mesmo as crianças sentem dores nos ossos enquanto estão em fase de crescimento.

"Todo atleta que compete em eventos esportivos treina seriamente. Atletas passam por dores tremendas - para conseguirem uma coroa de folhas que murchará. Mas o evento em que participamos é para conseguir uma coroa que nunca perecerá." (Cor. 9:25-27)

Livro A Harpa De Mil Cordas