sábado, 31 de janeiro de 2015

FRACASSO OU ATRASO

Ninguém gosta de atrasos, mas alguns são inevitáveis. Até mesmo a lei brasileira aceita certos atrasos como justificáveis, como os de "caso fortuito" ou "força maior". A Bíblia está repleta de relatos de atrasos, que demonstram que as coisas só acontecem no tempo de Deus.

- Abraão teve o filho que Deus lhe prometera aos 100 anos de idade.
- Jacó teve um atraso de 14 anos para ganhar a mão de sua amada Raquel.
- Durante o êxodo, o povo de Israel teve que caminhar 40 anos os 425 km que separam Egito e Canaã, um trajeto que poderia ter sido feito em apenas 7 dias.

Afinal, por quê tantos atrasos?

Um dia, em 1885, Henry Ford, aos 33 anos viu pela primeira vez um motor de automóvel funcionando. Ficou encantado e decidiu montar sua própria empresa. Trabalhava numa fábrica no turno da noite e durante o dia se dedicava ao sonho. Mas montar uma fábrica na década de 1980 necessitava de investimentos milionários. Ford conseguiu patrocínio com William Murphy, um magnata de Detroit, mas o carro que Ford projetou precisava ser reformulado. Dois anos se passara e ele não consegue resolver os problemas de projeto! Em 1901 Muphy e associados liquidam a empresa. Ao analisar seu fracasso, Ford conclui que precisava fazer um carro que atendesse a necessidade de muitos consumidores. Convenceu Murphy a dá-lhe uma segunda chance, mas as pressões sobre Ford eram muitas para que entregasse um carro de qualquer jeito, inclusive trouxeram alguém de fora para supervisiona-lo. Menos de um ano depois, Ford sai do negócio. Desacredenciado de tudo e de todos, passa meses em busca de um novo investidor, alguém que não interferisse nos aspectos técnicos do projeto. Foi quando encontrou Alexander Malcon, um capitalista do ramo do carvão. Em 1904 a Ford Motors finamente ganha o mercado, quase 15 anos depois da primeira tentativa fracassada de Ford.

As coisas só acontecem no tempo de Deus, e o tempo de Deus é quando estamos PREPARADOS! Como diria o gestor americano Willian Arthur: “Quando falhamos há apenas atraso e não derrota. É um desvio temporário, não um beco sem saída.”

"Assim diz o Senhor: No tempo aceitável te ouvi, e no dia da salvação te ajudei; e te guardarei." (Isaías 49:8)

Livro A Harpa 1000 Cordas