quarta-feira, 9 de setembro de 2015

COMPARTILHE O SEU MELHOR

O quê você faria se descobrisse um meio de se tornar no centro das atenções? Você dividiria isso com os outros?

O grande escritor e treinador de líderes John Maxwell conta em seu livro que, quando começou sua carreira como pastor, pensava que a liderança era como uma corrida, na qual teria que trabalhar duro e aumentar cada vez mais seu desempenho. A cada ano, mal podia esperar pelo resultado do relatório anual com as estatísticas de todos os líderes, onde podia comparar seus números com os dos demais pastores de sua denominação. Ele acompanhava seu progresso e checava para ver quem ele havia superado. Todo ano ele chegava mais perto do topo da lista, e aquilo lhe dava uma enorme satisfação. No entanto, havia 2 grandes problemas com aquele tipo de raciocínio: primeiro, pensava que seu título lhe tornava um líder; segundo, achava que subir a escada da sucesso deveria ser sua maior prioridade. No fim das contas ele não percebia que a liderança é tanto uma questão de relacionamento quanto de ambição profissional. Ele notou que os membros da igreja o ouviam por educação, mas não o seguiam. Ele levou quase uma década para compreender que as pessoas não se importam com o quanto você sabe até saber quanto você realmente se importa com elas. Como ele estava ocupado demais tentando progredir, ele pouco se importava com as pessoas. Certo dia, ele queria promover um treinamento de como administrar o tempo, talentos e finanças para os membros da sua igreja. Sabia que esse tipo de treinamento era importante, mas, por causa de sua falta de experiência, não tinha recursos dos quais pudesse se valer. Foi a uma livraria em busca de material, e não encontrou nada. Conforme ele dirigia de volta pra sua casa, pensou em desistir ou tentar desenvolver esse material sozinho. O problema é que isso era muito difícil, ainda mais naquela época que não havia internet e levaria muito tempo para ele terminar. Decidiu dar o seu melhor assim mesmo. Levou meses para preparar o material a partir do nada, mas, depois de muitas horas dedicação, estava pronto. E, para sua grande alegria, foi um grande sucesso! A frequência da igreja cresceu, os recursos financeiros aumentaram e os membros começaram a trabalhar voluntariamente. Foi uma experiência transformadora para aquela pequena igreja, promovendo um grande impulso. Os resultados podiam ser vistos no relatório anual, que registrava um aumento impressionante nos números e certamente aquilo lhe ajudaria rapidamente a chegar no topo. Logo se espalhou a notícia de que algo muito interessante havia acontecido naquela congregação. E não demorou muito para que líderes de outras igrejas o procurassem para conhecer suas técnicas. Naquele momento, ele enfrentou um dilema: o que deveria fazer? Guardaria o que havia aprendido sozinho ou dividiria seu conhecimento com os outros?

O quê você faria se estivesse no lugar dele?

Jhon chegou a pensar que, se guardasse para si aquela informação, como acontece frequentemente dentro das organizações, poderia manter sua vantagem sobre os demais colegas. Aquele dilema lhe angustiou por muitos dias. Mas, por fim, decidiu dividir seus conhecimentos. O resultado foi que ele se sentiu realizado depois de ajudar aqueles líderes. Pelos 24 anos seguintes, ele ministrou aquele mesmo treinamento várias vezes e, ao final, disponibilizava suas lições para quem estivesse interessado. Por meio dessa atitude, ele pode conhecer muitas pessoas. O mais irônico é que, ao manter uma mentalidade de abundância e compartilhar o que ele tinha de melhor  com outros, acabou alcançando uma reputação nacional e internacional.

Da história acima podemos absorver as seguintes lições:

1 -  John Maxwell diz que o sucesso é fugaz, no entanto, a pessoa que busca crescimento e investe em seus relacionamentos terá uma chance bem maior de alcançar sucesso, pois ninguém jamais alcançou nada relevante sozinho. Como ele mesmo afirma: “Um é um número muito pequeno para se alcançar a grandeza.”

2 – No universo microscópico, as células se dividem para que o corpo todo se desenvolva. Na vida é a mesma coisa, é preciso dividir o que temos de melhor para que cresçamos e nos desenvolvamos. Sem divisão, não há renovação. Sem renovação, não há desenvolvimento!

3 – Quando jesus disse : “Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura." (Marcos 16:15), Ele estava nos ensinando que, ao dividir com as pessoas a grandeza da palavra de Deus, somos intensamente abençoados, pois por meio dessa atitude podemos sair da zona de vitimização para uma zona de liderança.

“Então, Jesus aproximou-se deles e disse:Foi-me dada toda a autoridade nos céus e na terra. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações.” Mateus 28:18-19

📖 A Harpa de 1000 Cordas