sexta-feira, 9 de maio de 2014

A 12ª ARTE

A empresa onde trabalho provém condução aos seus funcionários, mas de vez em quando nos deparamos com alguns motoristas que não gostam de facilitar as coisas, seguindo itinerários que são mais longos, demorados e que as vezes redundam passando repetidas vezes pelo mesmo local. Quando lhe são feitos sugestões sobre um caminho mais rápido, o motorista responde: "eu só posso passar por onde me foi determinado." Bem sei que isso não é verdade, pois já vi motoristas mudarem várias vezes seus itinerários de forma a poupar os funcionários de uma viagem mais longa de ida e volta do trabalho.

Ao observar essa situação, fiquei refletindo quantas vezes não fazemos a mesma coisa: achamos que para alcançar determinado objetivo temos que seguir o mesmo caminho de sempre, sem parar para pensar em outra alternativa ou solução. Por isso, se você está passando por uma situação difícil a resposta para seu problema pode ser este: PENSAR!

Pensar? Sim. Parece fácil, mas pensar não é para qualquer um. Tomas Edison dizia que apenas 5% da população pensa, 10% acham que pensam e 85% preferem morrer do que a pensar. Salomão dizia que você é aquilo que imagina ser em sua alma. Emerson dizia que o homem é aquilo que ele pensa ser o dia todo. Hill dizia que quem pensa enriquece. Willian James dizia que a maior das descobertas é que o homem pode alterar seu destino mudando os seus pensamentos.

De fato, pensar é uma verdadeira arte e é por isso que eu a nomeei como a 12ª ARTE. Pois pensar exige mais que estudo, exige reflexão, autoquestionamento, observação e pesquisa, e poucas pessoas estão dispostas à isto. A maioria tem preguiça de sanar as próprias dúvidas. Outras, estão em estado tão grave que  - estão sem dúvidas! É por isso que Deus diz que seu povo perece por falta de conhecimento, pois os 95% que não querem pensar esperam que os 5% dos que pensam lhe tragam esclarecimentos.

Agora você pode está pensando: Rony, você falou da 12ª arte - a arte de pensar, -  e quais são as outras 11 artes? A resposta é: "se eu te disser você não vai aprender, mas se você pesquisar a respeito, você dificilmente irá esquecer." Toda e qualquer ação que gere progresso precisa passar antes pela arte do pensamento. Então pense a respeito e pesquise por você mesmo, assim você estará dando o primeiro passo para desenvolver essa maravilhosa arte dada por Deus - a arte de pensar!

Rony Souza

ESPOSA X AMANTE

Olá gente TOP! 

Ontem li uma crônica  interessante dizendo que um mesmo homem tem centenas de chances de obter mais prazer com sua amante do que com sua esposa. Mas o mesmo texto questionava: "então por quê o homem não abandona sua esposa e vai viver de vez com sua amante?" A resposta veio na mesma pisada: "porque ele faria da amante uma esposa e ele novamente teria os mesmos problemas que já têm em seu casamento.

A grande realidade é que o problema não está na mulher, mas no próprio homem. A mulher é uma extensão do homem, já que no casamento ambos são uma só carne. O relacionamento não é só uma fusão física, mas também mental e espiritual. E o que um faz reflete no outro.

Assim se uma pessoa é um sucesso na rua, mas tem uma relação de convívio complicada em casa,  é porque na realidade ela é uma pessoa derrotada por dentro - instável,  perdida, doente, viciada nos próprios desejos. - E tudo isso pode  coloca-la em uma rota de colisão com o fracasso financeiro e pessoal!

"Semelhante a Salomão, um mesmo homem pode chamar a atenção de mil mulheres. Mas quem é verdadeiramente sábio compreende que ninguém pode ter mil corações, e que o melhor da vida é se tornar no universo de uma única pessoa, ao invés de ser um planeta errante, sem órbita, sem brilho e sem destino.”

Abraços!
Rony Souza