segunda-feira, 13 de abril de 2015

VENCENDO A DEPRESSÃO

A Bíblia diz que o choro pode durar uma noite, pois a alegria vem pela manhã. E quando a manhã não vem, o que fazer?

Hamlet, personagem criado por Shakespeare, logo após a morte do pai, disse: "Perdi toda a alegria e descuidei-me dos meus exercícios habituais". Se vivesse hoje, Hamlet seria mais um dentre 350 milhões de pessoas com depressão no mundo. Desse total, 15% cometem suicídio. Para resolver isso, surgiram as industrias das drogas. Freud, por exemplo, aconselhava seus pacientes a usar cocaína. Depois surgiram remédios milagrosos, como o Prozac, que vendeu bilhões de dólares. Desde então, surgiram mais de 30 tipos de antidepressivos. No entanto, numa pesquisa feita pelo psiquiatra Irving Kirsch, que analisou 3 mil participantes, foi constatado que 75% das pessoas que tomaram antidepressivo melhoravam. Porém, outras 50% das que tomaram apenas pílula de açúcar também ficavam boas. Ou seja, só 25% da melhora seria mérito de algum remédio. Os resultados mais expressivos vinham de uma postura mental positiva.

A tristeza, a correria, o estilo de vida desregrado e agitado fazem com que nosso corpo produza cortisol e outros hormônios do estresse, cujo excesso pode alterar a bioquímica cerebral. Para piorar a situação, as pessoas estão mais sozinhas. Segundo o IBGE, 60% dos brasileiros acima de 15 anos não possuem um relacionamento sério. E os picos de depressão estão entre os solitários. Apesar do mundo está mais cheio, as pessoas estão mais distantes. Em comunidades mais simples, esse problema quase não existe, como os kaluli, etnia da Papua-Nova Guiné. Entre os eles, a taxa de depressão é de apenas uma pessoa a cada 2 mil, ou seja, 20 vezes menor que a do Brasil. É por isso que os tratamentos mais eficientes contra depressão são as terapias de grupo. O convívio social tem sido comprovadamente um ótimo remédio contra a depressão. Mas não termina por aí, os kaluli usam muito o corpo, se alimentam de comidas naturais e se expõem mais ao sol.

Falando em sol, as últimas descobertas científicas tem mostrado que a luz solar aumenta a produção de vitamina D e de hormônios que nos deixam mais disposto e motivados. É por isso que a Bíblia diz em Salmo 30:6 que o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã, que é quando o sol nasce. Mas você sabia que o núcleo da Terra arde a 6.000 graus, a mesma temperatura do sol? Isso quer dizer que você não precisa esperar o sol nascer para que sua tristeza termine se Deus, que é o Sol da justiça, habita dentro de você! Sorria! Com Deus em sua vida você não precisa esperar pelo amanhecer!

"Mas para vós, os que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, trazendo curas nas suas asas; e vós saireis e saltareis." (Malaquias 4:2)
 Livro A Harpa de 1000 Cordas