terça-feira, 2 de junho de 2015

AJA ENQUANTO ESPERA

O que você constuma fazer enquanto espera?

Na década de 1960, a Universidade Stanford fez o chamado “Teste do Marshmallow”. Psicólogos ofereciam um marshmallow para um grupo de crianças e davam a elas a opção de comê-lo imediatamente ou esperar um tempo enquanto os psicólogos saíssem da sala. Se as crianças esperassem, ganhariam um segundo marshmallow. O resultado foi que apenas 33% delas aguentava esperar, a maioria (67%) comia o doce afoitamente. Depois, os pesquisadores acompanharam essas crianças nas décadas seguintes. Aquelas que sabiam esperar tiveram notas mais altas no vestibular e tinham mais amigos. Anos depois, os pesquisadores concluiram que o autocontrole tem ligação direta com o sucesso. Ou seja, a pessoa que consegue atrasar suas gratificações e não faz o que der na telha, possui mais chances de se dar bem na vida. Na Universidade Clark, nos EUA, foi testado a capacidade de voluntários resolver problemas de lógica. Um grupo era motivado pelo dinheiro e outro não. Aqueles que recebiam dinheiro gastavam mais tempo para resolver o problema. Os outros, sem a pressão do dinheiro, se deram muito melhor. Ou seja, quem sabe agir sem esperar recompensas imediatas é mais próspero. E isso vale para a vida afetiva. Segundo um artigo publicado no New York Times, quem não sabe esperar e passa a morar junto antes de casar, tem mais chances de ter um casamento infeliz e divorciar-se depois.

Mas o que fazer enquanto se espera? Noé construiu a arca enquanto esperava pela chuva. Jacó trabalhava arduamente enquanto esperava Raquel. Jó conversava, e as vezes, discutia com Deus enquanto aguardava a cura. Newton estudava o livro Daniel e Apocalipse enquanto esperava a volta de Jesus. Thomas Edison trabalhava duro enquanto esperava a lâmpada ascender. Ou seja, quem sabe esperar, age enquanto espera. Afinal, as grandes recompensas da vida nunca são imediatas. Moisés, por exemplo, levou 40 anos pra se tornar líder de seu povo; José levou 12 anos para virar governador do Egito; Einstein trabalhou por 20 anos até ganhar o prêmio Nobel; Augusto Cury e Paulo Coelho levaram quase 20 anos até serem reconhecidos por suas obras. Em média os grandes realizadores como Ford, Honda, Lincoln, Napoleon Hill, Steve Jobs, Theodore Roosevelt, Bill Gates, etc. gastaram cerca de 20 anos para chegarem ao topo.

A história e a ciência comprovam: quem consegue negar-se a prazeres imediatos é mais feliz e bem-sucedido. Isso porque as pessoas que tem autodomínio pensam mais no futuro, se esforçam mais, economizam, gastam menos e são muito mais focadas. São como as represas: seguram a onda para produzir mais energia e resultados! Portanto, se você sonha um dia chegar lá, não pense em dinheiro a curto prazo, estude continuamente, trabalhe naquilo que te dar prazer e não cobre de si mesmo recompensas imediatas. Afinal, até mesmo aqueles que “esperam no Senhor” não estão parados. Estão voando, correndo e subindo cada vez mais.

“Mas aqueles que esperam no SENHOR renovam suas forças. Voam alto como águias; correm e não se fatigam, caminham e não se cansam”(Isaías 40:31)

📖 Livro A Harpa de 1000 Cordas