terça-feira, 30 de abril de 2013

NINGUÉM É BURRO

A burrice é na realidade uma espécie de preguiça mental. Muitas vezes ocasionada por uma limitação que a pessoa cria em torno de si mesma.

Caso você não saiba, todas as pessoas são inteligentes. Todos nascem com quase a mesma quantidade de neurônios, em torno de 100 bilhões (com uma pequena variação entre homens e mulheres). Se nosso cérebro fosse comparado a um HD externo, sua capacidade seria de aproximadamente 1 Tera. Para você ter uma idéia, seriam necessários pelo menos 500 pendrives de 2G para guardar tudo aquilo que podemos armazenar em nossas mentes.

O cérebro retém tudo ao seu redor. Nada escapa ao seu poder de absorção. E de fato, o que chamamos de "burrice" muitas vezes está relacionado a alguns fatores:

1) Falta de treino
2) Ritmo pessoal (cada pessoa tem sua velocidade se processamento)
3) Método de aprendizagem (cada pessoa aprende de um jeito diferente)
4) Gosto pelo assunto
5) Déficit de atenção

De forma geral, somos "burros" para algumas coisas e geniais para outras. Isso varia de pessoa pra pessoa.

Alguns exemplos foram Einstein e Tomas Edison, ambos considerados "burros" e expulsos do colégio por serem "tapados" demais. Outro foi Henry Ford que, cuja ignorância e falta de instrução foi matéria publicada em revista e motivo de chacota.

O que eu quero dizer com tudo isso? Quero dizer que se você quiser, você pode  ser a pessoa mais inteligente desse mundo. Que você precisa saber é o que você gosta de aprender e como pode aprender melhor. A inteligência está relacionada também a capacidade de ser o melhor em uma especialidade: ou na matemática, ou artes, ou ou ou música, literatura, etc. Henel foi considerado um "genio" por ter composto "O Messias" em 3 semanas.

A verdadeira educação está na compreensão de si mesmo e da vida. Instrução não é educação. Conheço muita gente instruida mas mal educada. Ser educado é agir com sabedoria, é buscar o sucesso respeitando o direito dos outros, é demostrar conhecimento sem arrogância, é ter humildade e ser atento as oportunidades de aprender algo novo que a vida deseja ensinar.

Por conta de tudo isso, os verdadeiros "burros" podem ser exatamente aqueles que se julgam saber mais e que se dizem melhores que os outros.

"O grande problema da humanidade é que as pessoas estúpidas são cheias de certezas e as inteligentes são cheias de dúvidas"

Portanto, ninguém é burro, a não ser que tenha fechado a si mesmo a capacidade de aprender as lições da vida.

"Apenas 5% da população pensa, 15% acham que pensam, e os 80% restantes preferem morrer do que pensar" (Thomas Edison)

Abraços.