quinta-feira, 19 de março de 2015

LIBERTE AS PESSOAS

Um menino estava com 9 anos quando sua mãe morreu ao tomar leite contaminado. Na adolescência, não gostava do trabalho duro no campo, mas com o tempo, ele voluntariamente assumiu responsabilidades e se tornou num ótimo lenhador. Teve apenas um ano de aula, mas era autodidata e um ávido leitor. Ele leu e releu a Bíblia e muitos outros livros. Certa vez ele disse: “Estou ultimamente ocupado em ler a Bíblia. Tirai o que puderdes deste livro pelo raciocínio e o resto pela fé, e, vivereis e morrereis um homem melhor.”  ja adulto, serviu como agente do correio e posteriormente como inspetor do condado. Decidiu se tornar advogado, e para isso estudou legislação sozinho por dois anos. Foi aprovado no exame de advocacia e em 25 anos de profissão, recebeu 5.600 casos. Bem-humorado, tinha a habilidade para apontar contradições em depoimentos. Seu raciocínio lógico, analógico e comparativo era certeiro e mortal. Tornou-se conhecido pela oposição a escravidão. Em 6 de novembro de 1860, foi eleito o 16* presidente dos Estados Unidos e foi considerado um dos maiores que aquele país já teve. Seu nome era Abraham Lincoln.
 
Lincoln trabalhou arduamente pela abolição da escravatura nos EUA. Ao assinar a proclamação, disse: "Eu nunca em minha vida senti mais certeza de que isto que eu estou fazendo é o certo, do que ao assinar este papel." Mas, uma vez que esse propósito mexia com interesses em estados do sul, teve que declarar guerra a esses estados. Obeteve vitória e mais de 3 milhões de escravos foram libertados!
 
Desde os tempos antigos, Jesus, o maior lider da história, dizia que o conhecimento da verdade liberta o homem. Dessa forma, quando libertamos as pessoas das amarras da ignorância, estamos alçando os mais nobres degraus da grandeza.
 
“A maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns.” - Abraham Lincoln.

"E conhecereis a verdade e a verdade vós libertará." (S. João 8:32)
 
📖 Livro A Harpa de 1000 Cordas