quarta-feira, 29 de outubro de 2014

CORRENTE ALTERNADA

Tomas Edison, o criador da lâmpada, apesar de brilhante inventor, teve uma disputa muito séria com outro grande gênio: Nikola Tesla. Enquanto Edison defendia um padrão de transmissão de energia em corrente contínua (a mesma usada em baterias e pilhas), Tesla defendia a corrente alternada. Edison difamava Tesla para obter vantagens comerciais, mas Tesla não se importava com isso. Ele só queria continuar inventando coisas, tipo, o rádio, como o fizera. Tesla é contratado por Edison para fazer algumas melhorias em seus produtos, mas é enganado e leva um calote de 50.000 dólares. Então, pede demissão e vai trabalhar com um grupo de investidores que criam a Companhia Elétrica Tesla. Mas seus investidores também não se interessavam pela ideia do uso da corrente alternada e mais tarde o mandam embora.

Apesar da inúmeras derrotas, Tesla persistiu e hoje o mundo todo trabalha com energia alternada proposta por ele. A energia alternada consegue viajar centenas de quilômetros em cabos elétricos finos. Se fosse contínua, as empresas de transmissão deveriam utilizar regeneradores de energia a cada 2 ou 4 quilômetros criados por Edison. Essa opção seria boa para Edison e ruim para o mundo.   

“Da mesma forma como as correntes alternadas conseguem viajar longas distâncias em cabos elétricos sem perder sua potência, a mente que se alterna entre a dúvida e a resposta consegue manter sua vitalidade e energia, chegando muito mais longe do que as mentes que se acomodam num estado contínuo de pensamento.”

“Não seja sábio aos seus próprios olhos; tema o Senhor e evite o mal. Isso dará a você saúde ao corpo e vigor aos ossos”. (Prov.3:5-8)

 Livro A Harpa de 1000 Cordas