quinta-feira, 23 de abril de 2015

BUSQUE A IGUALDADE

Um menino nasceu numa aldeia africana. Ele era um dos 13 filhos da 3ª esposa de seu pai. Sua educação inicial foi na base da conversa com os mais velhos que lhes diziam velhas histórias, mitos e fábulas ancestrais. Ele cresceu observando costumes, tabus e rituais. Aos cinco 5 anos já cuidava do gado. Aos 7 anos, entrou na escola primária. Aos 16, foi circuncidado num ritual de passagem para a vida adulta. Sem anestesia, a incisão feita por uma ponta de uma lança era como um chumbo derretido correndo suas veias. Ele cursou direito e tornou-se advogado. Em 1948, o governo Africâneres (brancos de ascendência germânica), impôs um regime chamado de Apartheid, cujo signicado era “ vida separada". Ele era contra essa política discriminatória e, inspirado em Gandhi, ele defendia o ideal de resistência pacífica. Apesar disso, foi preso e acusado de traição. Absolvido em 1961, engajou-se na luta armada após um massacre em que 69 negros foram mortos pela polícia. Para impedir mais injustiças, ele fundou o movimento que promoveu ataques com bomba a prédios do governo. Em 1964, foi condenado à prisão perpétua. Em sua defesa falou por 4 horas dizendo ter lutado contra a dominação branca e contra a dominação negra; que idealizava uma sociedade livre e democrática na qual todos pudessem viver em harmonia e com oportunidades iguais e, se fosse preciso, morreria por isso! Passou 27 anos na prisão. Foi libertado em 1990, numa época em que Apartheid iniciou um processo de abertura. Depois de solto, engajou-se arduamente pelo fim desse regime. Em 1993, ganhou o prêmio Nobel da Paz. Um ano depois, foi eleito presidente da África do Sul. Morreu aos 95 anos de uma infecção pulmonar. Sua vida inspirou inúmeros filmes, livros e músicas, influenciando milhões de pessoas. Seu nome era Nelson Mandela,  cuja história nos trás as seguintes liçoes:

1 – Como qualquer arte, o amor pode ser aprendido e desenvolvido. Ele disse: "Para odiar, é preciso aprender. E, se podem aprender a odiar, as pessoas também podem aprender a amar."

2 – “Tudo é considerado impossível até acontecer.” – Nelson Mandela.

3 – Ningém é melhor que ninguém. Todos somos iguais diante de Deus e dos homens, independente de religião, raça ou cor.

“Reconheço por verdade que Deus não faz acepção de pessoas; Mas que lhe é agradável aquele que, em qualquer nação, o teme e faz o que é justo.” (Atos 10:34-35)

📖 Livro A Harpa de 1000 Cordas