terça-feira, 17 de março de 2015

A MAIOR LEGADO DE UMA ORGANIZAÇÃO

Buckminster Fuller dizia que todas as crianças nascem geniais, mas 99,99% perdem sua genialidade rápida e inadvertidamente por influencia dos adultos. Mas não foi assim com Kiichiro Toyoda, filho de um pobre carpiteiro. Cresceu e tornou-se um ambicioso engenheiro, mas sempre com uma personalidade carismática. Na fábrica de fiar da família criou vários dispositivos de tecelagem usando o princípio de Jidoka (autonomação). Em uma viagem a Nova York em 1922, decidiu construir carros. De volta ao Japão, persuadiu seu pai a entrar no negócio. Conheceu as principais fábricas americanas e européias e inclusive visitou Henry Ford. Concluiu que seria bom aprender as técnicas americanas de produção em massa, mas sem copiá-las, usando sua própria pesquisa e criatividade. Construiu seu protótipo de motor em 1930, na tecelagem do pai. Em 1936 fez seu primeiro carro, o modelo AA baseado no Chrysler Airflow, mas com uns toques de Chevrolet, da GM. E  assim surgiu a Toyota Motors!

Kiichiro Toyoda morreu em 1952, mas deixou um legado muito mais precioso que sua fábrica: amor e respeito às pessoas! Em 2006, a Toyota,  praticamente com o mesmo número de funcionários da GM (300.000) e mesma capacidade tecnológica, tinha 7 vezes mais lucros que a GM e quase 20 vezes mais valor de mercado. O que estava acontecendo? A Revista Exame foi investigar e descobriu que cada um dos funcionários da Toyota, diferente da maioria das empresas do mundo, conhecia profundamente os princípios e valores da organização. Além disso, diziam: “Seja gentil e generoso, lute para criar uma atmosfera calorosa e caseira.” Assim a revista concluiu, dizendo:  “Nada é mais forte do que sua cultura... tudo é apenas um reflexo de maneira de pensar e agir.”

Hoje, a Toyota está presente em 160 países e é a mais eficiente montadora do mundo. Os princípios de Just in Time e Lean manufacturing  criados por ela são copiados por fábricas do mundo todo. E tudo isso, baseado num conceito simples de valorização e respeito ao próximo. Quando Napoelon Hill disse que tratar aos outros como gostaríamos de ser tratados era uma regra de ouro, ele não estava brincando.    

“Esta é a mensagem que vocês ouviram desde o princípio: que nos amemos uns aos outros.” (1 João 3:11)

📖 Livro A Harpa de 1000 Cordas