quarta-feira, 12 de agosto de 2015

DECIDA

Conta-se que o ex-presidente americano Ronald Regan passou por uma experiência que lhe mostrou a importância de tomar decisões no início de sua vida. Quando ele era jovem, uma tia generosa levou-o até uma sapataria  que produzia sapatos sob medida. Depois de tomar notas das medidas, o sapateiro perguntou se Regan queria que os sapatos tivessem bico quadrado ou bico redondo, mas ele não conseguia se decidir.
- Volte daqui a dois dias e me diga o que decidiu. - Resolveu o sapateiro.
- Mas Regan não voltou. Quando o sapateiro o viu na rua e lhe perguntou que tipo de sapato queria, Regan respondeu:
- Não decidi ainda.
- Muito bem - respondeu o sapateiro. - seus sapatos estarão prontos amanhã.
Quando foi buscá-los, Regan descobriu que o bico de um era redondo e o outro era quadrado. Depois disso, ele teve a seguinte conclusão:

"Olhar para aqueles sapatos ensinou-me uma lição: se você não toma uma decisão, outra pessoa vem e o faz por você."

Da história acima podemos aprender:

1 - Saber decidir é uma das coisas mais importantes e difíceis da vida. Se você chegou aonde está hoje foi causa de um conjunto de decisões tomadas no passado. Novas decisões determinarão seu destino.

2 - Antes de decidir, sempre analise os prós e os contras. Ouça as opiniões das pessoas mais experientes. Confie na sua intuição, mas jamais deixe de fazer uso da lógica e dos números.

3 - Chiavenato (Teoria Geral da Administração) dizia que não existe uma decisão perfeita, mas apenas a melhor decisão. Augusto Cury confirma isso dizendo que "uma pessoa imatura pensa que todas as suas escolhas geram ganhos. Uma pessoa madura sabe que todas as escolhas tem perdas". Assim se a decisão é justa e moralmente aprovável, apesar dos riscos e das perdas, siga em frente e decida. Afinal, decisão é deixar todas as demais coisas para trás.

4 - O escritor John Maxwell dizia que cerca de 95% das decisões de um diretor-executivo podem ser tomadas por um estudante de ensino médio razoavelmente inteligente. Mas o verdadeiro motivo pelos quais esses líderes recebem salários altíssimos é por causa dos outros 5%!  Essas são as mais difíceis. Mas é aí que está a diferença entre os bons líderes e os demais.

5 - Na vida é a mesma coisa, 95% de seu êxito depende de menos 5% de todas as decisões que você  deverá tomar ao longo da vida. Dentre elas, você precisará decidir qual será sua profissão, quem será  pessoa com a qual irá casar e a decisão de servir a Deus (Essa última é a mais importante). Se você não tomar essas decisões, outra pessoa o fará por você!

"Mas, se vos parece mal o servirdes ao Senhor, escolhei hoje a quem haveis de servir; (... ) Porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor". (Josué 24:15)

📖 Livro A Harpa de 1000 Cordas

NUNCA DEIXE DE EVOLUIR

Em 1989, Kevin Myers mudou-se de Michigan para Geórgia, afim de  implantar uma nova congregação. Ele era um jovem brilhante e a igreja que o patrocinava tinha prazer em apoiar seus esforços. Passou semanas conversando com o pessoal da comunidade, escolheu um bom local, preparou voluntários e fez de tudo para que o primeiro culto fosse bem organizado. Pelas suas expectativas, pelo menos 270 pessoas compareceriam aquele evento. Quando ele abriu as portas, para sua decepção, apenas 90 apareceram. Ele ficou frustrado, mas estava decido a perserverar, imaginando que em um ou dois anos ele venceria as dificuldades e construiria o tipo de igreja que correspondia ao seu sonho. Depois de 3 anos de luta e pouco crescimento, Kevin estava pronto para entregar os pontos. Fez uma viagem para Michigan para encontrar-se com Wayne Schimidt, seu ex-chefe e primeiro patrocinador de sua iniciativa de implantar igrejas. Kevin explicou para ele que precisava de um emprego novo pois iria fechar a igreja na Geórgia. Mas o que Wayne disse o impressionou:

"Kevin, se você perdeu a fé, tome a minha emprestada."

Essa resposta mudou a vida de Kevin. Ele agradeceu a Wayne e voltou para a Geórgia. Mesmo incerto quanto ao seu futuro, ele não desistiu. Analisando cuidadosamente os fatos, ele percebeu que sua congregação havia parado de crescer devido a sua própria estagnação. Sua fé, seus conhecimentos e sua forma de liderar precisavam evoluir. Depois de um tempo, algo impressionante aconteceu: a medida que Kevin crescia, aos poucos, sua congregação também crescia. Quanto mais ele melhorava, o número de membros aumentava. Na época em que John Maxwell relatava essa história em seu livro, a igreja de Kevin já tinha mais 3.400 membros!
Da experiência acima podemos absorver múltiplas lições:

Lição 1: Sempre que sua fé estiver abalada, "tome emprestando" a fé de alguém que confie em seu potencial.
Lição 2: Uma árvore nunca deixa de crescer porque suas raízes nunca deixam de se aprofundar. Da mesma forma, se você deseja continuar crescendo, nunca deixe de se aprofundar em conhecimento.
Lição 3: Se seu salário parou de aumentar, o problema não é da empresa. Foi você quem deixou de evoluir. O preço de não fazer nada para melhorar é muito mais alto do que o quê se paga pelo desenvolvimento. Se a educação é cara, o preço que se paga pela ignorância é muito maior.
Licao 4: O escritor Zig Ziglar explica que  a maioria das pessoas que passam 5, 10 ou 20 anos numa empresa e não crescem, é porquê viveram como se tivessem passado apenas 1 ano de experiência multiplicado por 5, 10 ou 20. Tempo de serviço aumenta o FGTS mas não garante ascensão profissional. O crescimento na carreira está relacionado a aprendizagem dentro e fora do ambiente organizacional ou após o expediente. Quem busca continuamente aprender, também aumenta sua empregabilidade e consequentemente, seus ganhos salariais. Como diria John Maxwell: "A chave para o desenvolvimento pessoal é ser mais orientado para o crescimento do que para o objetivo."
Lição 5:  Se sua equipe deixou de crescer, se sua congregação deixou de aumentar, ou se sua empresa deixou de se expandir, é porquê você como líder deixou de se desenvolver. Deus manda a sol e a chuva, mas se dono da plantação permanecer parado no tempo, os frutos de seu trabalho serão sempre magros.

"Filho, se você parar de aprender, logo esquecerá o que sabe." (Provérbios 19:27)

Livro A Harpa de 1000 Cordas