quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

SUA VISÃO, SEU LIMITE

Geralmente na ciência e na historia,  descobridores dão nome às coisas descobertas, mas no caso do continente americano, o verdadeiro descobridor não teve esse privilegio. Por quê?

Cristóvão Colombo, apesar do título de descobridor da América, não foi o primeiro estrangeiro a chegar ao continente. Antes dele, os vikings já haviam estado aqui no ano 1000, o Islandês Leif Ericson no ano 1003, o nórdico Bjarn Karlsefni no ano 1010, e o chinês Zeng He em 1421. Mas nenhum destes tiveram o privilégio de batizar o "Novo Mundo" com seu seu nome, inclusive Colombo, que não se deu conta que em 1492 havia descoberto um novo continente. Ele morreu acreditando que havia chegado à China ou ao Japão. Enquanto Colombo navegava em suas incertezas, Américo Vespúcio, em1499, apresenta o seu mapa mundi, um dos primeiros a incluir aquela terra. Esse foi o detalhe: a visão do todo! por causa disso, Américo Vespucio em 1507, tem seu nome dado a um continente (América), enquanto Colombo, apenas à um país (Colômbia).

Ao exemplo de Américo Vespucio,  seu potencial de conquista esta na abrangência com a qual você enxerga as coisas. Preste atenção aos detalhes, mapeie as circunstâncias, estude mais, descubra o que os outros se negam a conhecer, estabeleça metas – amplie sua visão! – Como diria John Maxwell: "O potencial de sucesso de um homem é determinado por sua visão. Se a visão – ou sonho – é grande, então assim é o seu potencial para o sucesso". 

Infelizmente, ao exemplo de Colombo, ninguém jamais conquista além daquilo que conhece!

"Procura conhecer o estado das tuas ovelhas; cuida bem dos teus rebanhos." ( Prov. 27:23.)

Livro A Harpa de 1000 Cordas