segunda-feira, 4 de maio de 2015

PENSE GANHA-GANHA

Stephen Covey em suas palestras costumava pedir que alguém do auditório viesse a frente para uma queda de braço com ele. Assim que o desafiante se posicionava, ele perguntava se alguém poderia financiar um prêmio dando um dólar a quem derrubasse o braço do outro. Rapidamente um grupo de financiadores era formado. Ele também pedia para que cronometrassem o jogo. Quando era dado o sinal, Stephen se fazia de fraco e deixava seu oponente derrubar seu braço facilmente. O adversário ficava intrigado com a falta de resistência dele. Então eles voltavam a posição inicial. Quando o jogo recomeçava ele novamente permitia que o outro o vencesse. Eles se reposicionavam e mais uma vez o feito era repetido. Nesse momento, o seu opositor se sentia culpado, como se a luta fosse injusta. Ao perceber isso, Stephen dizia: "acredito que você se sentiria melhor se nós dois ganhassemos o máximo possível". O adversário concordava. Então ele fazia a seguinte proposta: "Por quê não trabalhamos juntos para nos tornamos mais eficientes?" Assim, os dois começavam a mover os braços para frente e para trás -- cada um permitindo que o outro ganhasse o máximo de vezes possíveil. O desafiante percebia que unidos lucravam muito mais do quê um resistindo ao outro. Os financiadores ficavam preocupados pensando que teriam que desembolsar muito dinheiro, mas depois percebiam que aquilo não passava de um mero jogo com uma sutil lição.

A história acima ilustra como funciona a filosofia ganha-ganha, onde duas pessoas fazem concessões para que ambas lucrem na relação. Ao contrário, quando um ganha e outro perde (ganha-perde), a relação tende a se deteriorar e a trazer pouco benefício para ambos. É por isso que muitas empresas, organizações e relacionamentos quebram quando movidas a motivos egoístas.

Pense ganha-ganha. Ninguém suporta ser explorado ou aliar-se a pessoas interesseiras por muito tempo. Saiba lucrar, mas também fazer com que outros lucrem com você. Todas as relações duradouras são sustentadas por uma parceria ganha-ganha! 

"Pois que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e destruir a si mesmo?" (Lucas 9:25)

📖 Livro Harpa de 1000 Cordas