quinta-feira, 13 de novembro de 2014

SOMOS COMO AS CÉLULAS

Costumo dizer que o melhor sistema de comunicação existente é o que há entre células. Incrivelmente, cada uma de nossas 75 trilhões de células trabalham numa sinfonia perfeita. A célula da cabeça se comunica com a célula do pé, e juntas, se comunicam com todo o corpo. Pra você ter ideia, dentro de uma grande empresa, algumas informações são compartilhadas somente entre membros da alta direção, mas não são divididas com operadores do chão de fábrica. No universo intracelular, apesar de diferentes funções, todas sabem de tudo, caso contrário, haveria uma grande desarmonia no funcionamento do corpo, onde uma mão seria maior que a outra, e outros defeitos aconteceriam. A cada segundo, dez milhões de células morrem e são substituídas por outras. Ao longo de 7 anos, todo corpo se renova. Essa renovação só acontece por causa da divisão celular, onde uma célula, chamada célula-mãe, gera outras duas (mitose) ou quatro (meiose) células-filhas, com toda a informação genética relativa à original. As células se comunicam de diferentes formas, e uma delas é por meio da secreção de substâncias que vão agir em outras células promovendo uma ação específica. O que é mais incrível, é que segundo alguns cientistas, as células conseguem se comunicar mesmo separadas do corpo, principalmente as do coração.

Desde nosso nascimento, células morrem para dar forma ao que somos. É durante o processo de apoptose (suicídio de células), ainda no útero da mãe, que os dedos são formados, caso contrário, não teríamos dedos. Nossas mãos e pés pareceriam pás. A apoptose acontece também quando uma célula é tomada por um vírus e esta não consegue mais ser recuperada, então entra em colapso e morre com o invasor, afim de não permitir que outras células sejam atingidas. Que nobreza!

Suas células são como você: elas enfraquecem quando você está triste, mas se fortalecem com sua felicidade. Elas vibram, pensam, sentem, amam e aprendem junto com você. Deus é maravilhoso! Deixou que as células nos ensinassem a maior de todas as lições: ninguém progride sozinho! As células se dividem para que o corpo todo se desenvolva. Na vida é a mesma coisa, é preciso dividir o que temos de melhor para que cresçamos e nos desenvolvamos. Sem divisão, não há renovação. Sem renovação, não há desenvolvimento! Ou seja, é abençoando os outros que somos abençoados! É iluminando, que somos iluminados!

"E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura."
(Marcos 16:15)

Livro A Harpa de 1000 Cordas