quinta-feira, 18 de junho de 2015

ABRACE MAIS

Normalmente, os humanos apresentam em suas células 46 cromossomos, que vem em 23 pares. Mas, devido a um acidente genético, 1 a cada 800 crianças no mundo podem nascer com 47 cromossomos, ou seja, com três cópias do cromossomo 21, ao invés de duas. Esta cópia extra causa a chamada "Trissomia 21", conhecida como Síndrome de Down, descoberta em 1887 pelo médico inglês John Langdon Down. Além do retardo mental, portadores dessa síndrome podem apresentar deformações na aparência, malformações cardíacas, facilidade em ter infecções respiratórias, problemas de visão,  otites frequentes entre outros problemas.

Nascido em 1986 com Síndrome de Down, Tim Harris tem dado uma grande lição de superação: na escola, participou da equipe de basquete, vôlei, hockey e até golfe, obtendo no total 12 medalhas de ouro. Foi eleito o rei do baile de formatura e o estudante do ano pela administração, corpo docente e funcionários. Estudou na universidade Eastern New Mexico. Ganhou certificados na área de alimentação (Food Service) e em serviços administrativos, trabalhando em vários restaurantes locais. Em 2010, sua família o ajudou a abrir um restaurante. Era um sonho que ele tinha desde os 10 anos. A Tim's Place, nos EUA. Além de pratos e lanches, as refeições vêm acompanhadas de um item muito especial do cardápio: o abraço do próprio Tim totalmente grátis! Os clientes ficam encantados com o carinho de Tim, muitos viajam quilômetros para conhecer seu restaurante e receber um abraço. O restaurante mais amigável do mundo já distribuiu mais de 40 mil abraços. Os funcionários do restaurante são motivados e muito felizes com a forma com a qual Tim gerencia os negócios.

Tim nunca deixou que a síndrome de Down o impedisse de realizar seus sonhos e conseguiu provar que limitações são conceitos ultrapassados pra quem quer o melhor para si e para o mundo. O vídeo sobre a vida de Tim e o sucesso de seu restaurante possui mais de 2,2 milhões de acessos no YouTube.

Segundo pesquisas, um abraço reduz o stress, alivia tensão, ajuda na auto-estima, melhora o fluxo sanguíneo, estimula oxitocina (alegria), faz-nos mais pacientes, reduz a ansiedade, libera dopamina (humor e a motivação), aumenta a imunidade, comunica emoção, reduz a dor, demonstra amor e apoio, e o melhor de tudo: um abraço sincero e forte pode tornar você numa pessoa extraordinária, assim como Tim Harris!

"Acima de tudo, porém, revistam-se do amor, que é o elo perfeito". (Colossenses 3:14)

📖 Livro A Harpa de 1000 Cordas