sábado, 28 de março de 2015

GUERREIRO DESEMPREGADO

Entre os séculos XII e XVI, os samurais eram os agentes de guerra dos senhores feudais. Eles tinham habilidades marciais e culturais. A maioria era budista e estavam no auge da hierarquia social. Os primeiros guerreiros lutavam a cavalo com arcos e flechas. Depois passaram a usar várias armas. Em algum ponto, eles começaram a cortar cabeças. Ser decapitado era ruim, mas pior era ser capturado em combate, o que significaria uma morte agonizante e humilhante. Quando acuado pelo inimigo, o suicídio era o menor dos males. No início dos anos 1600, o imperador Tokugawa unificou o Japão e manteve a paz durante 250 anos. Com o fim da guerra, 300.000 samurais ficaram desempregados. Alguns conseguiram trabalho no governo. Outros tornar-se ronin, itinerante mestre, que muitas vezes atuavam como bandidos. Em 1853, o Japão, atraves um tratado com os EUA, abriu-se ao comércio exterior. Houve revolta generalizada entre os samurais. Muitos estrangeiros sofreram atentados ou foram expulsos. Samurais cometiam atos de terrorismo pois sonhavam em voltar a uma época passada, no entanto o imperador queria transformar o Japão em uma potência de estilo europeu, e não de período feudal. Assim, na década de 1870 o país estabeleceu seu exército armado e aprovou uma lei que proibia qualquer pessoa de usar espadas em público. Houve outra rebelião dos samurais, agora liderada por Saigo Takamori. A guerra durou sete meses e só terminou quando Takamori, ao perceber que sua causa estava perdida, tirou a própria vida no campo de batalha.

A história mostra que viver sem lutar pode tornar homens de honra em criminosos. Por isso mesmo, se sua vida tem sido de luta é porquê Deus tem algo especial pra você. O quê seria do alpinista sem a emoção da subida? O quê seria do artista sem o desafio de fazer algo novo? O quê seria do cientista sem esforço pela descoberta? O que seria do lutador sem adversários? O que seria do amor sem os seus mistérios? O que seria da fé sem suas incerteza?
 
"Portanto tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, permanecer firmes." (Efesios 6:13)
 
📖 Livro A Harpa de 1000 Cordas