quarta-feira, 1 de abril de 2015

PRIORIZE E DECIDA

Quando Jack Welch assumiu a liderança da GE em 1981, a empresa tinha uma história de 90 anos de sucesso iniciado por seu criador, Thomas Edson. Era uma empresa de renome, diversificada, que atuava em 350 áreas estratégicas de negócio. Mas Welch acreditava que ela poderia ser melhor. Mas como melhorar aquilo que já é ótimo? Poucos meses depois de ter assumido, tomou uma decisão impactante: Dos 350 produtos, a GE passaria a trabalhar com apenas 14.  Isso significaria se desfazer de 96% de suas operações.  Foi uma mudança muito dolorosa!  Bens ativos foram vendidos, pessoas tiveram que ser realocadas e outras 150.000 foram demitidas, dentre outras várias mudanças. Mas a forte liderança de Welk e sua capacidade de se concentrar nas prioridades teve fortes resultados. Desde que assumiu, os lucros da GE dobraram 4 vezes e o valor de mercado da empresa foi de 12 para 250 bilhões de dólares. Welch é hoje o CEO mais admirado do mundo e o líder de negócios mais influente do século. Dessa história, podemos tirar pelo menos 5 lições:

Lição 1: Há ocasiões em que é preciso tomar decisões difíceis, mas sempre que você decidir algo, vá até o fim.
Lição 2: Toda decisão trás consigo 99% de renúncias. Se não há renúncia, então não há decisão.
Lição 3: Concentre-se em suas prioridades. A luz do sol concentrada numa lupa pode atravessar a madeira, mas sem a lupa, a luz solar jamais travessaria a mesma madeira, ainda que se passassem milhares de anos.
Lição 4: o melhor momento para mudar é quando você QUER, e não quando você PRECISA.
Lição 5: Não espere que as coisas melhorem por si mesmas. É você que precisa fazer algo para que elas melhorem. Se já estão boas, podem melhorar mais ainda.

“Porque o Senhor, o Soberano, me ajuda, não serei constrangido. Por isso eu me opus firme como uma dura rocha e sei que não ficarei decepcionado”. (Isaías 50:7)

 Livro A Harpa de 1000 Cordas