quarta-feira, 5 de agosto de 2015

TENHA FORÇA MENTAL

Um menino nasceu na Áustria em 1947 em pleno final da segunda guerra mundial. Conta-se que ele nunca foi o filho predileto de seu pai e, que talvez, ele fosse filho de outro homem. Verdade ou não, ele sempre foi um garoto que gostou muito de esportes e atividades físicas. Inicialmente jogava futebol, mas, por ter uma aparência franzina, aos 14 anos optou pelo fisiculturismo, um esporte que lhe ajudaria a desenvolver os músculos do corpo. Em 1965 serviu o exército austríaco e, no quartel, treinava com um par de halteres e umas anilhas as quais escondia no tanque de lavar roupa. Esse tipo de treinamento era proibido por lá, por isso, após ser descoberto, ele ficou preso por uma semana no quartel. Todos diziam para ele parar de treinar, pois ele não conseguiria ser fisiculturista, e se fosse, isso não o levaria a nada. Mas ele seguiu em frente e naquele mesmo ano ganhou o campeonato austríaco de fisiculturismo. No ano seguinte ele foi vice-campeão na Inglaterra. Conheceu novos treinadores, alguns muito famosos, e começou a treinar com eles. Ele passou a ter um físico incrível, não somente pelo tamanho, mas também pela qualidade e simetria, apesar das deficiências na parte inferior do corpo. Em 1968, ele chega ao EUA. Dois anos depois, torna-se então, o Mr. Olympia, título que mais tarde conquistou outras 7 vezes. No total, ele foi campeão 13 vezes seguidas. Durante algum tempo em sua vida, sonhava em ser ator, mas todos diziam que era impossível, já que ele tinha um nome difícil de ser pronunciado e era muito grande devido ao fisiculturismo. Mas ele foi em frente, e em 1970, foi convidado para ser “Hércules”, em um filme. Depois disso ele foi convidado para atuar em outros filmes. Não satisfeito com o sucesso como ator, o ex-jovem franzino decide seguir carreira política, declarando-se republicano e seguindo a campanha de Bush. Muitos acharam que ele deveria se conformar com a carreira de ator, mas ele decidiu seguiu em frente. Então recebe a nomeação de presidente do Conselho de Saúde Física e Desporto Presidencial, cargo ocupado por três anos. Depois anuncia-se como candidato a governador da Califórnia em 2003, onde venceu as eleições e se tornou o primeiro governador estrangeiro desse estado. O nome desse grande vencedor é Arnold Schwarzenegger.

Mas afinal, qual é o segredo de tanto êxito?

1 - A verdadeira grandeza Schwarzenegger não estava em seus  bíceps, nem nos largos peitorais, mas sim, no cérebro. Por meio de sua força mental e inteligência, aliada a sua dedicação, ele se tornou num verdadeiro campeão.
2 - Você não precisa ter um físico admirável para vencer na vida, apesar dos exercícios físicos serem importantes para a manutenção da saúde. Mas, se tiver que escolher entre "malhar" o corpo ou o "malhar" o cérebro, fique com a segunda opção, ou seja, exercite a mente, ou, se puder faça como Schwarzenegger, exercite os dois.
3 - Ele diz em suas palestras que o segredo de seu sucesso se deve a duas regras: primeiro, trabalhar pra valer; segundo, nunca ouvir quando as pessoas dizem não. De fato, seu exemplo comprova que mais importante que ter força física é ter força mental para seguir em frente apesar do desânimo que as pessoas constumam transmitir. Essa convicção o tornou capaz de conseguir outras coisas, como a de se tornar ator e num político bem-sucedido.

"Mas, sejam fortes e não desanimem, pois o trabalho de vocês será recompensado". (2 Crônicas 15:7)

 Livro A Harpa de 1000 Cordas