quinta-feira, 21 de maio de 2015

LEIA LIVROS. LEIA A BÍBLIA

Por volta do ano 640 a.C, o rei Josias, aos 8 anos, começou a reinar sobre Jerusalém. Ele era um governante íntegro e obediente a Deus. Depois de dez anos de reinado, ele ordena uma reforma no templo. Durante os trabalhos, um sacerdote chamado Hilquias encontra um livro e entrega a Safã, secretário do rei. O secretário vai até o rei e lê o livro. Ao final da leitura, o rei reage de uma forma impressionante: ele rasga suas vestes diante dos súditos e esbraveja palavras de lamentação e ordem. Esse livro era o Torá, ou o livro da Lei, a Bíblia da época. A leitura da mesma deu ao rei um novo sentido para sua missão e iluminou-lhe a mente de uma forma extraordinária.

Interessante como as pessoas podem ser transformadas pela leitura. O escritor Jamil Albuquerque conta que sua vida mudou totalmente enquanto ainda garoto lia livros como se ele fosse um “rato de biblioteca”. Ben Carson, médico neurocirurgião, conta que era um menino burro que se tornou inteligente quando passou a ler dois livros por semana. Michael Faraday tornou-se num jovem genial a apartir de muitas leituras. Carlos Wizard leu centenas de livros na sua tragetória como empresário, o que lhe ajudou a ser bilionário. Theodore Roosevelt, ex-presidente dos EUA, era um exímio leitor. Depois de morrer, um livro fora encontrado debaixo de seu travesseiro.

Mas afinal, por quê o livro faz as pessoas crescerem?

1- A leitura diminuir o risco de Alzheimer em cerca de 30%;  2- O livro leva o leitor a descoberta de "outros mundos"; 3- O livro tráz conhecimento e conhecimento é poder. 4- A leitura expande o vocabulário;  5- Aumenta as conexões neurais e a memória;  6- Melhora o pensamento crítico;  7- Aumenta em muito a concentração; 8- Expande o poder de influência: assim como músicos atraem outros músicos, artistas atraem outros artistas, a leitura também aumenta o poder de influência através da força mental de outros escritores. Como diria Issac Newton, ávido leitor da Bíblia: “Se cheguei até aqui foi porque me apoiei no ombro dos gigantes"; 9- A leitura ajuda a relaxar; 10- A Bíblia diz que a verdade liberta, da mesma forma o  "livro", palavra que vem do verbo livrar, segundo F. P. Filipini, "livra as pessoas da ignorância".

Além disso, a leitura melhora a comunicação e deixa as pessoas mais simpáticas, interessantes e independentes emocionalmente, pois o prazer da leitura é tão bom quanto o prazer sexual, declaram pesquisas. Infelizmente, estatísticas dizem que os brasileiros passam cerca de 7 horas diárias nas redes sociais, 2 horas na TV e apenas 6 minutos por dia lendo algum livro. Melhor para os inteligentes como Bill Gates que sabem que o tempo gasto nesse tipo de diversão é tempo perdido. Como ele mesmo diz: “Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história”.

Se você deseja "rasgar" as vestes da ignorância e galgar os degraus do sucesso, da grandeza e da eternidade, comece aqui: leia livros, leia muito e, principalmente, leia Bíblia.

“Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas." (Apocalipse 1:3)

Livro A Harpa de 1000 Cordas