domingo, 21 de junho de 2015

ENCONTRE UM MOTIVO

Segundo o último levantamento feito pela OMS (Organização Mundial de Saúde), as dez principais causas de morte no mundo são:

1- Doença isquêmica cardíaca (11,2%);
2 - Acidente vascular cerebral (10,6%);
3 - Infeções respiratórias (6,7%);
4 - Doença pulmonar obstrutiva (5,8%);
5 -  Diarréia  (4,7%);
6 -  HIV/AIDS (3,0 %);
7 - Prematuridade (2,7%);
8 - Tuberculose (2,6%);
9 - Câncer  traqueia, brônquios e pulmões (2,2%);
10 - Acidentes de trânsito (1,9%).

A maior causa de morte no mundo está relacionada a problemas cardíacos (11,2%). Isso representa 7 mortes a cada 1 milhão de pessoas. Os motivos desse mal estão ligados ao consumo de alimentos industrializados, estresse e falta de exercícios, que são problemas típicos do mundo moderno.

Stephen Covey conta em seu livro "O 8o Hábito" a história de um amigo de 45 anos anos que trabalhava arduamente e era bem-sucedido. Porém, devido a correria da profissão e o estresse, ele comia compulsivamente, não tinha tempo de fazer exercícios e pesava 30 quilos a mais que seu peso normal. Ele já havia experimentado muitas dietas e programas de exercícios, mas ele sempre desistia. Quando seu filho Logan fez cinco anos, ele lhe deu um livro sobre a beleza da vida saudável. Dentro, a mãe tinha ajudado a criança a escrever estas palavras:

"Papai, como presente de aniversário quero que você esteja saudável. Quero ter você por perto por muito tempo."

Aquilo foi um verdadeiro soco em seu estômago. O pedido do filho mudou completamente sua perspectiva de vida. Então ele decidiu dividir esse objetivo com seu filho e esposa, e passaram a trabalhar juntos num programa de exercícios. Ele determinou a deixar um tempo livre para cumprir suas metas e aprendeu a saber quando parar de trabalhar e está atento as necessidades de seu corpo. Dois anos após colocar em prática esse propósito, ele já não tinha mais dificuldades em acordar pela manhã. Os exercícios físicos se tornaram quase naturais. Haviam dias que ele se sentia cansado, tendão machucado, dor de cabeça, calor, as vezes desistia de correr, mas que agora era muito mais fácil retornar ao ritmo. Como seu objetivo era muito maior  –  um compromisso com alguém que ele amava mais do que a si mesmo , ele conseguia retornar aos eixos com muito mais facilidade.

A história acima nos tráz duas grandes lições:

1 - De forma geral, para todo grande objetivo na vida é preciso ter um grande motivo para alcança-lo. Se a sua própria vida não o motiva a cuidar dela, encontre na vida das pessoas que você ama esse motivo.

2 - "Sem sacrifício não há saúde, mas viver sem saúde é o pior dos sacrifícios".

"Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas, e que tenhas saúde, assim como bem vai à tua alma." (3 João 1:2)

Livro A Harpa de 1000 Cordas