domingo, 24 de março de 2013

SENSAÇÃO DE VAZIO NO CORAÇÃO


Muitas vezes sentimos um vazio no coração, temos aquela sensação que algo está faltando, que mesmo desfrutando de tantas coisas boas da vida, alguma coisa está errada. Caso você não saiba, existem 4 necessidades universais que precisamos preencher ao longo da vida: física, mental, emocional e espiritual (isso não é ideia minha, muitos livros religiosos ou não religiosos falam a mesma coisa).

Por mais que você satisfaça suas necessidades físicas, mentais e afetivas, tem um cantinho no coração que só o Criador pode preencher. Nossa tendência natural, é procurar preencher esse lugar de outras formas, tipo está com os amigos, curtindo uma música, praticando esportes, ir para as baladas, tomar bebidas, ganhar dinheiro, obter prazer sexual,  etc... Não estou dizendo que isso ou aquilo é errado, mas quero mostrar que, por causa dessa necessidade de satisfação espiritual, cometemos excessos a fim de compensá-la. Muitas pessoas (ricas ou não) vivem deprimidas, artistas famosos passam a usar antidepressivos e remédios pesados, e alguns vivem no desespero pensando em tirar a própria vida.

Como eu estava dizendo todas estas alternativas acima amenizam as necessidades do corpo, mas não satisfazem a alma, pois o próprio Criador colocou nele esse atributo.
Na bíblia o livro de Eclesiastes diz que “Deus colocou o infinito no coração do homem”. Isso quer dizer que, se as demais necessidades fossem comparadas a caixas, as três primeiras (física, mental e emocional) seriam caixinhas de fósforos, e a última (espiritual) seria comparada a um grande caminhão. Nosso lado espiritual é, sem dúvida, o principal fundamento das demais necessidades, ele é o alicerce onde estão apoiados os demais aspectos da vida.

Não estou falando de religião, mas imagine um velório aonde você chega e começa a falar de coisas boas para alguém da família da pessoa que morreu, e sem perceber, você está cuidando do aspecto espiritual do coração de alguém. Quando você conversa com uma pessoa triste, quando você o abraça, fala, escreve ou posta uma mensagem no facebook, você está fortalecendo a espiritualidade dessa pessoa. Isso é normal, pois todos precisamos disso, porque nascemos com isso, e é isso que nos momentos de dificuldades nos trás paz. Religiões do mundo todo surgiram por conta disso: Zeus e outros deuses da mitologia grega, Faraó, Buda, Maomé, Tupã, Esculápio, Baal, etc. Desde a criação do mundo todos estes deuses surgiram  devido a necessidade intrínseca do homem em adorar e confiar em algo maior e então satisfazer sua alma. Agora pense nas milhares de religiões ao redor do mundo e dezenas de milhares de denominações existentes somente no Brasil.

De fato, nosso Deus passa a vida toda procurando preencher esse vazio da alma, e nos fazemos de cegos e surdos achando que não precisamos dEle. Mas mesmo sendo nosso Criador, ele não invade nosso coração, não força e nem nos pressiona, mas só entra nele quando o permitimos. Ele diz: “Eis que estou a porta e bato, se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei nele...”

Talvez você esteja até essa hora no facebook procurando algo para preencher seu coração e satisfazer a tua alma, mas eu te digo logo que nenhum homem ou mulher conseguirão preencher esse vazio, só Deus! Eu também já tentei fugir dessa verdade, mas não tem jeito, tive que reconhecer que só o Criador pode ocupar esse lugar. Ele inclusive o deixou reservado desde o nosso nascimento!

Antes de dormir e/ou depois de acordar, feche seus olhos, converse com Deus, fale de suas necessidades, se tiver tempo leia a Bíblia ou algum versículo que você encontre no facebook ou internet. Esse contato do homem com o o seu Criador, vai te dar uma sensação de paz, fortalecerá seu aspecto mental, físico e emocional e você  irá desfrutar de uma das maiores experiências da vida de um homem!

 “Buscar-me-ei e me achareis quando me buscardes de todo vosso coração”, diz a Bíblia.

ROMANTISMO

O romantismo ainda existe?

Durante esses últimos dias temos ouvido falar muito da música do Roberto Carlos - "Esse cara sou eu" - que trás ao cenário atual o perfil de um homem raro ou, praticamente inexistente. As mulheres de todo o Brasil adorariam ter aos seus pé um cara que pensa nelas toda hora, que conta os segundos se ela demora, que no meio da noite lhes chama pra dizer que ama, etc.
Mas por quê o romantismo se tornou antiquado e por que existem tão poucos homens românticos? Se nós estudarmos o que é romantismo e o que ele representa, vamos ver pra ser romântico é preciso ter sensibilidade, ser poético, cavalheiro, educado, agradável, compreensível, etc. Atributos que as mulheres que, décadas atrás EXIJIAM de seus pretendentes. Ou seja, os homens PRECISAVAM ser assim, se quisessem casar com as mulheres mais conceituadas. Portanto, vemos aqui uma relação de mão dupla, onde uma mulher age como uma dama, e como resposta um homem aje como cavalheiro, e vice-versa. 
Mas depois da década de 70, com os grandes movimentos por liberdade e igualdade, e com a banalização do sexo, o romantismo só tem perdido a força se tornou quase esquecido.
Agora pense bem, em pleno 2013, por que eu vou me comportar como cavalheiro se não há damas? Como eu vou enviar flores para quem deseja apenas meu corpo? Por que eu haveria de escrever poesias, fazer serenatas, ter o maior esforço intelectual para conquistar alguém, se basta eu chegar numa balada e já tem uma dezena de mulheres fáceis a minha disposição? Por isso mesmo que eu acredito na lei de Newton: "toda ação possui uma reação". E se não há damas, não há cavalheiros. Se não há princesas, não haverá príncipes encantados e se não há inspiração não haverá poesias. Se o romantismo morreu, foi nós (homens & mulheres), com nossos hábitos e costumes que o matamos. 
Mas eu vejo o seguinte, se vc ainda aprecia o romantismo, adora flores, cartas de amor, poesias, músicas românticas, jantar a luz de velas, cavalheirismo, damismo, etc. Não mude em função de ninguém, pois ser romântico exige amor, e é no agir do coração que encontramos o sucesso no relacionamento. Pessoas assim já são por si mesmo, vitoriosas por cultivarem hábitos nobres e inteligente, e construirão no coração da outra pessoa um senso de admiração e respeito notáveis. 
Quer ser romântico? Então seja atencioso, leia, estude mais, tenha em mente coisas lindas para compartilhar, encante a pessoa com suas ideias, escreva poesias e cartas de amor, demonstre seus sentimentos, seja educado, evite o ciúme doentio, seja carinhoso, traga-lhe flores, doces...enfim busque surpreender seu amor a cada dia. Pois quem busca ser romântico desfruta na vida uma das melhores experiências que a ela pode oferecer, pois além de desenvolver seus sentimentos, desfruta de plena felicidade e paz interior!

"NÃO ENTREGUE O OURO"


Pessoas positivas transformam em ouro tudo que tocam. Pessoas negativas transformam seu ouro em lixo!

Se alguém te criticou, inventou alguma história a seu respeito, te apunhalou pelas costas, com intuito de te desmotivar, atenção: "NÃO ENTREGUE O OURO". Não dê a ele o prazer de lhe sugar o que há de melhor em vc: sua motivação, tempo, energia e talento.

Nesta vida sempre vão existir 5% pessoas inspiradoras, que te conduzirao rumo a grandeza, e 95% que empurrarão à mediocridade. Os primeiros pregarao o evangelho da paz, o os outros, as "boas novas" da desgraça. Estes, como piratas , querem tolir o que há de melhor em você. Não se contamine, NÃO ENTREGUE O OURO!

CIÚME


O ciúme doentio é acima de tudo uma manifestação da falta de confiança que a pessoa possui em si mesmo e no outro. O ciúme é muito mais repulsivo do que atrativo, ele incomoda muito mais do que aproxima, sufoca e a forma mais rápida de desencantar o outro, dando a este um sentimento de opressão e aprisionamento.
O ciúme é apenas fruto do que existe no coração da pessoa.Você não pode exigir que alguém deixe de ser ciumento se seu coração está contaminado com orgulho, egoísmo, sentimento de posse, desconfiança, avareza, arrogância. Pense bem: se eu preciso insistir com uma pessoa para que ela me ame, o que me faz pensar que ela me pertence?

O ciúme é um apelo emocional opressivo, fruto da incapacidade de se manter um relacionamento. A pessoa ciumenta, é no íntimo, um pobre espiritual, dependente, carente de atenção, inseguro e incapaz de encontrar alternativas inteligentes para reconquistar seu(sua) parceiro(a). Acredita que cercando a pessoa de todas as formas, poderá manipulá-la e controlá-la. Agora como pode alguém, que vc mal conheceu, querer controlar os teus passos e mandar no seu coração? Nem mesmo Deus faz isso! A história mostra que líderes ditadores são os primeiros a serem traídos. Aqueles que buscam o poder pela opressão, são os primeiros a levarem tiros pelas costas. Além disso, estatisticamente  80% dos casais terminam o relacionamento por causa de ciúmes, e destes, 90% por iniciativa da mulher.

Mas como garantir que meu parceiro seja eternamente fiel? Vai uma dica do Roninho: 1) EQUILÍBRIO & 2) RECONQUISTA!

1) Ter um pouquinho de ciúme não faz mal. Se você quiser manter um punhado de areia em suas mãos, não a feche totalmente, pois a areia vai escapar pelos dedos, e se vc abre demais, a areia é levada pelo vento. O segredo está no equilíbrio, pois tudo na vida tem a medida certa!

2) E conquistando o coração que se conquista a mente e o corpo. Inverter essa ordem, é colocar a carroça na frente dos bois. A fidelidade deve ser construída de dentro para fora e não de fora para dentro. Se vc sente um ciúme, aprenda uma coisa: ciúme, além de não prender ninguém, duplica a probabilidade de infidelidade, semeia discórdia e esconde a verdade. Ao invés disso, demonstre carinho, ligue pra pessoa ou envie SMS pra saber se ela está bem, verifique se ela precisa de alguma coisa, diga que a ama e ressalte sua importância, ao invés de cobrar relatórios, que só desgastam o relacionamento.

A bíblia diz que o amor é paciente, é benigno, o amor não arde em ciúmes” (I Cor 13). Por isso, ao invés de ciúme, prefiro fazer com que a pessoa me admire e veja em mim alguém tão especial, que ela nem sequer terá vontade de fazer algo errado, e consequentemente ela será fiel, espontaneamente respeitará minha ausência e independentemente da distancia, ela me honrará. Adoro um pensamento do Augusto Cury que combina perfeitamente com essa ideia: “Jamais peça para alguém amá-lo. Jamais peça para alguém admirá-lo. Amor, admiração, bem como respeito, são construídos SEM PRESSÃO, no solo insubstituível da liberdade”. São as demonstrações de carinho que fidelizam as pessoas e não as cobranças! Pensando assim, deixo de ser vítima da incerteza e me torno responsável por motivar meu cônjuge a ser fiel!

Portanto, se você ama alguém, faça como aconselha Dalai Lama, dê a esta pessoa  “asas pra voar, raízes pra ficar e motivos pra voltar!” 

VOCÊ SABE QUAL A DIFERENÇA ENTRE INVEJA E COBIÇA?



E por que existe tanta gente invejosa?

Parece a mesma coisa, mas não é. Inveja é desejar que a pessoa não tenha algo, e se sentir incomodado com isso. Sejam isso coisas materiais: roupa, carro, casa, celular, computador, joias, etc. ou coisas imateriais: uma posição social, um cargo, promoção no trabalho, um amigo em comum, etc. De fato, sempre tem um invejoso em cada esquina da vida. Revistas especializadas falam que no trabalho sempre vão existir 3 elementos especiais: o patrão, o empregado e a inveja! Talvez você tenha tido inveja e nem percebeu quando chamou aquele colega esforçado de puxa-saco, babão, marionete do chefe, etc.
“O invejo é ávido por riqueza e não percebe que a pobreza o aguarda.” (Prov 28:22)

Já a cobiça é desejar o que é do outro, e se você pudesse tomaria isso a força e pegava pra você. Por isso há um mandamento da lei de Deus que diz “não cobiçarás”. Tipo você quer tomar o par do outro, pegar a promoção que seu colega está se candidatando, e quem sabe, ter aquele desejo de furtar algo dele, etc.

Independente do que seja esses dois sentimentos, o importante saber que, mesmo sendo pobres ou ricos, sempre estaremos rodeados de gente assim, sempre vão falar mal de você, sempre haverá gente que vai inventar alguma história venenosa ao teu respeito. E inclusive, muita gente vive mudando de emprego, mudando de igreja, mudando seu endereço residencial, etc. pra ver se escapa das más línguas. Mas como já dizia meu amigo Antonio Matos: “Se você quiser ir para algum lugar onde ninguém poderá falar mal de você, mude-se urgentemente para o cemitério.” De fato, ali é o único lugar onde seus colegas estarão “calados” o tempo todo.

Mas se você possui esses sentimentos, talvez nem perceba. Livre deles! O invejoso gasta suas energias nas coisas erradas e quem deseja chegar ao sucesso precisa focar sua atenção em coisas positivas. Comemore sinceramente quando alguém melhorar de vida e tome isso como exemplo e fonte de motivação! Trabalhe por tudo aquilo que deseja. Não busque ser melhor que ninguém, mas tenha como meta pessoal superar a si mesmo!

LIVRO GRÁTIS:

http://minhateca.com.br/ronysouzabr/NO+LIMITE+DA+ESPERAN*c3*87A+-++Primeiras+p*c3*a1ginas+ISBN,25150243.pdf

ESSÊNCIA DA MUDANÇA

A reflexão precede a transformação. Para ter conhecimento, estude. Para ter sabedoria, reflita!

TORNE-SE ESPECIAL

Na física, corpos maiores atraem os menores. Na vida, todos somos atraídos por pessoas que mais emanam energia positiva em forma de alegria, inteligência e amor. 
De fato, quando somos felizes sozinhos, as pessoas são atraídas a nós para que também se contagiem com nossa felicidade.
Deixe de ser um peso emocional para os outros e busque ser independente emocionalmente. Quer ser especial? Faça as pessoas sentirem-se especiais, encontrando em você e nos seus pensamentos um jardim florido com amor onde elas possam se sentir encantadas. 
Como já dizia Mario Quintana: "O segredo não é correr atrás das borboletas, mas cuidar do jardim para que elas venham até você". E a mesma coisa fala Shakespeare : "Plante se jardim e decore a sua alma ao invés de esperar que alguém lhe traga flores".

VIVA CADA MOMENTO


"A cada passo, buscou apreciar vida, desfrutar de cada segundo, sentir o sol tocar o meu rosto...a brisa, a vista, o dia ...cada passo é uma parte de mim que fica para trás e enquanto avanço, me encanto com os encantos de cada canto...”
(Rony Souza)