segunda-feira, 25 de maio de 2015

FUJA DO ADULTÉRIO

Recentemente foi divulgado na internet um caso extra conjugal de um pastor do município de Vilhena, em Rondônia, com uma cantora de uma igreja evangélica. O pastor, que é casado e trabalha como assessor do prefeito da cidade, mantinha relações com a jovem, que várias vezes, fazia algumas declarações carinhosas a ele nas redes sociais. Ele, que também é ex-vereador do município, deputado e candidato a prefeito da cidade, teve sua foto divulgada na internet numa cena íntima com a jovem cantora. As provas são várias e o ato vergonhoso virou notícia nacional. Segundo um portal local, o pastor é conhecido por gravar vídeos pornôs com as fiéis e guarda-os em sua residência. O marido da jovem, ao saber da traição da esposa, comente suicídio e a situação acabou virando caso de polícia.

Na Bíblia algo parecido aconteceu com Davi: ele se apaixonou por uma mulher casada chamada Bate-Seba. Ele a engravida e para abafar o caso, articula uma forma do marido dela morrer na guerra. A criança, fruto da relação ilícita, adoece e morre.

Mas afinal, por quê o adultério gera tantos problemas?

Isaac Newton criou a fórmula F=G.m1.m2 /d^2, para explicar a força de atração gravitacional entre dois corpos de massas m1 e m2, referindo-se a planetas ou corpos celestes. No entanto,  há uma limitação nessa fórmula: se um terceiro elemento m3 estiver próximo a m1 e m2, a fórmula entra em colapso e todo o cálculo fica inviável. Da mesma forma, a energia que mantém unidos homem e mulher também se desarmoniza quando uma terceira pessoa se aproxima de apenas um elemento do casal.

"Homem e mulher se completam: o primeiro tem a força. O segundo, resistência. E juntos formam uma corda que entrelaçada dá a eles resiliência. No entanto, quando um terceiro elemento entra na relação, quando há desconfiança ou traição, o que era laço vira nó, o que era corda vira teia, o que era lindo se enfeia --  uma confusão só!"

Se você deseja trilhar o caminho da grandeza e não da mediocridade, fuja da vergonha e da humilhação, fique longe do adultério.

"Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, ninguém separe". (Mateus 19:6)

📖 Livro A Harpa de 1000 Cordas

SUPLIQUE A PROTEÇÃO DIVINA

Segundo pesquisas, o número ideal de pessoas no mundo, de forma que não houvessem tantos problemas sociais, deveria está entre 2 e 3 bilhões. Hoje somos 7 bilhões e a cada segundo 5 bebês nascem em algum lugar do planeta. Estima-se que em 2050 a população mundial chegue a 10 bilhões. Com tanta gente vivendo na Terra, a criminalidade aumenta e o mundo se torna um lugar cada vez mais perigoso para todos, mesmo para os mais ricos. Hoje Iraque, Nigéria, Venezuela, África, Chad, República Dominicana, Hondura, México, Sudão e Brasil são considerados os países mais perigosos do mundo, segundo a revista britânica The Economist. Conforme  esse estudo, o Brasil é um dos 11 países com maior média de mortes violentas, com mais de 20 homicídios por 100 mil habitantes e a tendência é que esses números aumentem 8% a cada ano. A cada 10 minutos no Brasil uma pessoa é assassinada, é o que diz um estudo coordenado pelo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Segundo o documento, em 26 anos, mais de 1 milhão de pessoas já foram mortas no Brasil. 

A criminalidade não é algo novo, desde os tempos bíblicos, as pessoas roubam e matam umas as outras. Caim matou Abel. Na estrada que descia de Jerusalém a Jericó era cheia de ladrões e salteadores e, inspirado nisso, Jesus contou a parábola do bom samaritano. O próprio Cristo foi crucificado entre dois ladrões. Nos tempos de Davi, existia o chamado “vale da sombra da morte” que era um caminho que levava de Jerusalém até o Mar Morto. Alí, era um trecho perigoso, árduo, cheio de ladrões.

Afinal, qual é saída para esse problema? Um política educacional consistente? Um sistema de proteção policial mais moderno? Exercito nas ruas? De fato, a proteção divina é o que nos dá maior segurança de sobrevivencia. Segundo um estudo publicado pela revista Superinteressante em 2013, as pessoas que praticam alguma fé e frequentam a igreja possuem em média 7 anos de espectativas a mais de vida e a tendencia 3 vezes maior de ver o lado bom das coisas, mesmo num mundo repleto de coisas ruins. 

Portanto, faça como o salmista Davi, antes de sair de casa, invoque a proteção de Deus, ninguém sabe quê perigos se escondem em cada esquina. 

"Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo." (Salmo 23:4)

📖 Livro A Harpa de 1000 Cordas