terça-feira, 25 de novembro de 2014

NUNCA É TARDE DEMAIS

Nunca acredite que é tarde demais. Frederick Hawk aos 19 anos recebeu uma sentença de morte de seu médico. Seu coração era muito fraco e ele não viveria mais do que um ano. Em vez entregar os pontos, ele preferiu fazer o máximo com o pouco tempo que lhe restava. Viveu até os 102 anos. O tempo suficiente para recuperar uma mina falida da família e transformá-la na tão bem-sucedida multinacional de mineração.

Roberto Marinho cria a TV Globo aos 60 anos de idade e morre aos 98 anos. O resto da história você já conhece.

Harland Sanders aos 65 anos, falido e sem dinheiro, não se conformava com o valor tão insignificante da aposentadoria. Ele deu início a uma verdadeira peregrinação para tentar vender sua receita especial de frango frito. Ouviu centenas de “não” , mas encontrou um investidor que lhe ajudou a fundar uma das maiores companhias alimentícias do mundo, a Ketuck Fried Chicken, com filiais em mais de 80 países.

Segundo os cientistas, a longevidade está ligada ao tamanho de uma estrutura que é encontrada na extremidade dos cromossomos, um trecho de DNA que pode ser comparado à uma fita plástica que sela as pontas dos cadarços de um sapato. Esse trecho chama-se telômero. Ele vai reduzindo de tamanho a cada reprodução célular, até chegar o momento em que ele se esgota e chega-se ao fim da vida.

Telômeros vem do grego: telos = fim e meros = parte. Assim como acontece aos telômeros, a vida não está no passado e nem no meio, está nas pontas, está no hoje, no agora. O agora, cientificamente falando, são os próximos 7 segundos. 

Como diria George Eliot: “Nunca é tarde demais para ser o que você poderia ter sido.” Isso significa que você pode começar uma nova vida, independente de sua idade. A Bíblia diz que Abraão começou uma nova etapa da sua vida já bem idoso, e encarou o novo desafio sem mapas, sem guias, sem ideias, sem saber para onde iria, abandonando todos os bens que tinha, apenas confiando em Deus. Assim como Abraão, você também pode vencer, independente de sua idade. Pois a vida não está no passado, ela está no hoje, ela está nas pontas, nas extremidades do agora!

"Nunca é tarde pra sonhar
Sempre é cedo demais pra desistir!
De um jeito ou de outro o tempo sempre está a favor
dos que decidem lutar até o fim!"

“Partiu, pois, Abrão, como lho ordenara o Senhor, e Ló foi com ele. Tinha Abrão 75 anos quando saiu de Harã.” (Gen. 12:4)

Livro A Harpa de 1000 Cordas

Harpa de 1000 Cordas

NÃO OLHES PARA TRÁS

Um grupo de jovens freiras do anos 30 costumava anotar em diários suas rotinas. 60 anos depois os diários foram abertos por uma equipe de pesquisadores da universidade de Kentucky. Eles estavam interessados em detectar conteúdos positivos de felicidade, alegra, compaixão, amor e esperança. A conclusão foi que as freiras que expressavam emoções positivas, viveram em média, dez anos a mais que as outras, que enfatizavam as emoções negativas.

As emoções negativas estão ligadas ao instinto de sobrevivência. A raiva, o medo e outras sensações têm como objetivo nos alertar para uma resposta imediata. O problema dar-se quando essas sensações persistem por muito tempo depois da ameaça ter passado. Nesse caso, toda a atividade cerebral e cardíaca  fica estressada por dilemas que não mais existem. Alguém nessas condições encontra-se impossibilitado de avançar e resolver seus problemas, tornando-se escravo de suas lembranças, sem visão para soluções ou oportunidades.

De acordo com cientistas, na noite do dia 29 de junho de 3123 a.C. (calendário juliano), um asteróide teria se chocado contra os Alpes austríacos na região de Köfels. O rastro do asteróide teria causado uma bola de fogo com temperaturas de até 400ºC e teria devastado uma área de aproximadamente 1 milhão de quilômetros quadrados, destruído as cidades de Sodoma e Gomorra. O relato bíblico diz que desceu fogo do céu, e nesse momento, a mulher de Ló, desobedecendo as instruções de Deus, olha para trás e transforma-se numa estátua de sal.

"A exemplo da mulher de Ló, quem vive olhando para trás, remoendo suas frustrações, jamais avançará na vida e acabará paralisado, tal qual uma estátua de sal."

"Assim que, se alguém está em Cristo,nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo." (2 Corintios 5:17)

Livro A Harpa de 1000 Cordas

CIÊNCIA E RELIGIÃO

Hoje em dia parece que a palavra ciência está ligada ao ateísmo, a crença de que Deus não existe. Não entendo de onde vem isso; afinal, famosos cientistas do passado, homens que fizeram grandes descobertas científicas que influenciaram a ciência moderna, criam em Deus. Vamos a alguns exemplos:

◆Francis Bacon, filósofo. Ele disse: “Um pouco de filosofia leva a mente humana ao ateísmo, mas a profundidade da filosofia leva-a para a religião.”

◆Albert Einstein, cientista. Afirmou: “Ciência sem religião é coxa, religião sem ciência é cega.”

◆Nicolau Copérnico, astrônomo. Cria que as leis da natureza são estabelecidas por Deus.

◆Galileu Galilei, físico, matemático e astrônomo. Ele dizia que, para saber como Deus pensa, devemos sair e olhar para o mundo que Ele criou.

◆René Descartes, matemático e filósofo. Para ele, as leis matemáticas investigadas pela ciência eram legisladas por Deus da mesma maneira que um rei determina leis para seu reino.

◆Isaac Newton, cientista. Ele passou a vida estudando a Bíblia para prever quando Jesus voltaria à Terra.

◆Johannes Kepler, matemático e astrônomo. Era um cristão extremamente sincero e piedoso, cujas obras sobre astronomia continham escritos sobre como o espaço e os corpos celestes representam a Trindade – Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo.

◆Michael Faraday, cientista. Foi um cristão devoto e isso o influenciou e afetou a maneira com a qual ele se aproximou e interpretou a natureza.

Hoje em dia também existem muitos cientistas que entendem perfeitamente que há uma forte ligação entre ciência e religião.

Harpa de 1000 Cordas