sábado, 9 de maio de 2015

SORRIA A VONTADE

Uma menina de 10 anos estudava numa escola católica muito rígida. Lá, as freiras não gostavam que as crianças sorrissem. Quando ela achava algo muito engraçado, ela controlava seus músculos faciais deixando-os rígidos. Tempos depois, ela descobriu que deixar de sorrir também poderia lhe ajudar a evitar as linhas de expressão no rosto, conservando-a aparentemente jovem. Ela se acostumou a não sorri e nem mesmo no seu casamento e no nascimento de sua filha ela sorriu. Foi assim que a britânica Tess Christian, hoje com 50 anos, passou os últimos 40 anos: sem sorrir para evitar rugas. Ela disse: "Eu não tenho rugas porque eu me treinei para controlar os músculos da minha face. Todos perguntam se eu apliquei botox, mas eu não coloquei, e eu sei que não tenho rugas graças ao fato de eu não dar risada desde a adolescência. Minha dedicação valeu a pena, eu não tenho uma linha de expressão no rosto. Sim, eu sou vaidosa e quero conservar a juventude."

Especialistas afirmaram que isso pode funcionar, pois as rugas surgem por causa da dobra frequente das linhas do sorriso e da testa. Mas realmente vale a pena deixar de sorrir para conservar a beleza exterior? Os psicólogos acreditam que não, pois sorrir é fundamental para a saúde mental. Quando alguém sorri, libera endorfina, conhecida como o "hormônio da alegria". E quanto mais alguem sorri, mais feliz se sente porque está dizendo para o cérebro que está feliz -- mesmo que não esteja.  Além disso, ficar sem sorri torna a vida das pessoas que convivem você mais díficil. Tess se casou com Nigel e teve uma filha. Depois de alguns anos, ela e o marido se divorciaram. Hoje, os homens com quem ela sai pedem para que ela dê um sorriso. E é claro -- ela não o faz. Complicado!

Vale a pena deixar de sorrir para conservar sua beleza exterior e permitir que seu universo interior se deteriori?

"O coração alegre é bom remédio, mas o espírito abatido faz secar os ossos." (Provérbios 17:22)

📖 Livro A Harpa de 1000 Cordas

ACREDITE EM DEUS

Segundo pesquisa do instituto Gallup International, feita com mais de 50 mil pessoas em 57 países, o número de indivíduos que se dizem religiosos caiu de 77% para 68% entre 2005 e 2011, enquanto aqueles que se identificaram como ateus subiram 3%, elevando a 13% a proporção dessa parcela. A pesquisa também mostra que nações que registram maiores taxas de ateísmo tendem a ser aquelas que oferecem maior estabilidade econômica, política e existencial. Ou seja, há uma tendência da humanidade abandonar a fé em um Criador a medida que se sinta satisfeita consigo mesma. No entanto, em meio ao sofrimento, as pessoas tendem a buscá-Lo! 

Mas nem em todas as pessoas precisam sofrer para voltarem-se para Deus. É o caso de Augusto Cury, que disse: “fui um dos maiores ateus que pisou nesta terra. Mas depois de estudar a personalidade de Jesus sob o crivo da ciência, percebi claramente que ele não cabe no imaginário humano. Tornei-me um cristão sem fronteiras”.

Em 12 de abril de 1961 o cosmonauta russo Yuri Gagarin foi o primeiro homem a entrar na órbita da Terra a bordo da nave Vostok 1. Foi dele a frase: "A Terra é azul". Como era ateu, ele disse após retornar da missão: "Eu estive no céu e não vi Deus lá." Isso a princípio parecia um golpe fatal na crença da existência de um Criador. Mas em 25 de Dezembro de 1968, três astronautas a bordo da nave Apollo 8 estavam circulando a face escura da lua, numa órbita muito superior a alcançada por Yuri Gagarin. De repente apareceu sobre o horizonte lunar a imagem azul da Terra. Eles estavam ao vivo conectados a vários canais de comunicação mundial. Milhares de pessoas ficaram emudecidas quando ouviram os três astronautas emocionados repetindo: "No princípio Deus criou o céu e a Terra."

Deus estava lá, mas assim como Yuri, muitos estão míopes e não vêem além do próprio umbigo. A Bíblia diz que Moisés falava com Deus, mas Ele deixou que Moisés apenas O visse pelas costas. Deus ainda proibiu ao homem descrever em esculturas sua imagem, pois queria tornar-se pessoal a cada indivíduo, já que imagens (inclusive pinturas) limitam a imaginação humana.

Mas a grande lição aqui é: Assim como aqueles três astronautas do Appollo 8, você pode chegar mais longe, se acredita em algo superior a si mesmo: Deus!

"Sou Eu apenas Deus de perto, diz o Senhor, e não também Deus de longe?" (Jeremias 23:23)

📖 Livro Harpa de 1000 Cordas