quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

QUEIME SEUS NAVIOS!

Nos Estados Unidos a expressão “burn the ships” (queime os navios) é atribuída ao conquistador espanhol Hernando Cortez quando aportou no México em 1519 e ordenou aos seus homens que ateassem fogo aos navios que os haviam trazido da Espanha. A mesma coisa fez César em 54 a.C, quando desembarcou nas ilhas britânicas e ordenou aos seus homens para que queimassem todos os navios. Ambos estavam tão comprometidos com suas missões que não permitiram a si mesmos e aos que estavam com eles a opção de voltar sem cumprir seus objetivos. 

As dificuldades dentro de casa motivaram um menino a perambular pelas ruas da quadra 116 sul de Brasília. O álcool havia destruído sua estrutura familiar e por causa da violência doméstica ele foi morar na rua e buscou sozinho seu sustento. Decidiu "queimar seus navios" e a não voltar para casa enquanto não vencesse na vida. Passou quase 7 anos engraxando, comendo restos de comida e dormindo escondido nos brinquedos das lanchonetes. Passava noites em claro, imaginando: "um dia ainda vou dormir numa caminha quentinha". Enquanto isso, a maioria de seus amigos de rua foram presos, viraram mendigos ou morreram assassinados.

Conta-se que quando Cesar aportou na Inglaterra, ele reuniu seus soldados e disse: "agora é vencer ou morrer!" E venceram! As pessoas vencem, quando realmente essa é a única opção! Foi assim com esse ex-engraxate chamado Alan Patrick, mais conhecido como Alan Nuguette que, depois de anos treinando artes marciais virou lutador de MMA e chegou à carreira de profissional com 12 vitórias e nenhuma derrota até 2014.

E você já queimou seus navios ou ainda está com o pé atrás em relação aos seus objetivos?

"Jesus, porém, lhe respondeu: Ninguém que lança mão do arado e olha para trás é apto para o reino de Deus." (Lucas 9:62)

Livro A Harpa de 1000 Cordas