quarta-feira, 20 de maio de 2015

NÃO SEJA DEVORADO POR DENTRO

Há cerca de 2.800 espécies de cupins pelo mundo. Eles são pequenos insetos eusociais, ou seja, que vivem em grandes colônias subterrâneas e convivem em sociedade. Seu principal alimento é a madeira. Em uma colônia existem dois tipos de cupins: os soldados e os operários. O operário faz todo trabalho dentro da colônia. Ele ataca a madeira, constrói galerias, ninho, alimenta os jovens, o rei e a rainha, os soldados. Os soldados, a única função deles é proteger a colônia de inimigos naturais.  Eles vieram do sudeste da Ásia. Os primeiros no Brasil foram vistos no Rio de Janeiro e em Santos e provavelmente vieram de navio.
 
Na encosta de uma montanha no Colorado, EUA, se encontram os restos de uma gigantesca árvore. Conta-se que essa árvore se manteve em pé durante uns 400 anos. Durante sua longa existência, foi atingida 14 vezes por raios; resistiu a tormentas e vendavais. Certo dia, entretanto, um exército de pequenos insetos, semelhantes a cupins, a atacou, aniquilando-a. Eles penetraram através de seu espesso tronco e gradualmente destruíram sua vitalidade interior, por meio de ataques pequenos, porém, constantes.

As vezes somos como essa árvore: resistimos às tormentas da vida, no entanto, permitimos que nossa mente seja devorada pelos problemas e ansiedades que minam nossas energias físicas e espirituais e debilitam nosso vigor. Incluive, a forma como o cérebro de uma pessoa deprimida se comporta se parece com o interior de uma árvore devorada por cupins.
 
Segundo especialistas, uma forma de acabar com cupins é misturar uma xícara de chá de água sanitária com um litro de água, e despejar nos locais em eles foram encontradas. A solução irá penetrar nas galerias subterrâneas, tornando o ambiente tóxico para os cupins. Da mesma forma, se você não deseja ser destruído por dentro pelos “cupins” dos sentimentos negativos que o mundo trás, apegue-se a Deus, a fonte de água viva. Só dEle fluem águas que podem restaurar e purificar a alma. 
 
“Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará”. (Salmo 1:3)
 
📖 Livro a Harpa de 1000 Cordas​