quinta-feira, 25 de setembro de 2014

MENTE EMPACADA

Eugênio Mussak dizia que duas coisas combinam como queijo e goiabada: um objetivo bem definido e o esforço estruturado para atingi-lo. No entanto, em alguns momentos, a mente parece travar e ficamos de braços atados diante dos problemas. Como diria Augusto Cury:  "Todo gigante, por maior que seja, em algum momento se apequena. Todo pensador depara-se, cedo ou tarde, com suas loucuras."

Esse travamento não é só pra quem tem deficit de atenção e hiperatividade (TDAH), mas acontece até entre profissionais, como Alexandre de Saint, editor da revista Superintessante: "já passei dois dias diante do monitor sem escrever uma única frase. Não abandonei a profissão porque chegava um momento em que o pânico era meu aliado."

O psicólogo Piers Steel afirma que temos entre quatro ou cinco horas de pico de energia por dia. No entanto perdemos muita dessa força com preocupações e desconfortos emocionais. Assim, o segredo do sucesso é aprender a transformar sonhos em ações práticas. Por exemplo, se você sonha em passar num concurso público, transforme isso na prática de 4h horas de estudos diários durante 6 meses. Aja lentamente, um dia de cada vez, pois a direção é mais importante que a velocidade.

Da próxima vez em que sua mente ficar empacada, lembre-se de que, enquanto você remoe seus problemas, uma aranha continua tecendo metodicamente sua teia, um fio por vez, em volta de sua luminária. Se mesmo assim, não resolver, a Bíblia tem a solução:

"Não andeis ansiosos de alguma coisa; em tudo, porém sejam conhecidas diante de Deus, as vossas petições, pela oração." (Filip. 4:6)

Livro A Harpa de 1000 Cordas
(A 2 dias do lançamento)