quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

SOB ESCOMBROS

O que fazer quando terremotos de problemas destroem sua vida?

Um homem havia lutado durante anos para colocar sua fábrica de peças em funcionamento. Quando estava no auge, vem a Segunda Guerra Mundial e sua fábrica é atingida por um bombardeio. Ele reconstrói. Depois é atingida por outro bombardeio. Ele reconstrói novamente. Depois ela é destruída por um terremoto! "Que azar! Não era para dar certo mesmo!" - Alguns pensariam. Mas em meio aos escombros, esse homem decide reconstruir tudo do zero. É deu certo. O nome dele é Soichiro, o fundadador da Honda!

Amadeo Giannini se viu numa situação parecida: O banco que ele havia fundado às custas de muito sacrifício havia sido destruído no terremoto de San Francisco em 1906. Vasculhou os escombros e  recuperou 2 milhões em ouro, moedas e papéis. Colocou numa carroça, cobriu com vegetais e foi pra casa. Dias depois, foi ao porto e ofereceu crédito para pequenos empresários e quem precisassem de dinheiro para recomeçar a vida. Nenhum banco teve coragem fazer isso. Só ele! O resultado: por ocasião da morte de Giannini, o Bank of America era o maior do EUA!

Contardo Calligaris, psicanalista, quando criança,  chegou a brincar nos escombros da Segunda Guerra. Uma vez ele disse: "Minha infância fez com que eu nunca esquecesse que a gente sempre constrói a vida em cima de uma espécie de cemitério, de restos, de perdas e, de cadáveres."

Portanto, mesmo que sua vida esteja em ruínas, tente reconstrui-la! Se as perdas do passado não podem ser recuperadas, então aproveite e soterre-as com uma nova história!

"Em lugar da vergonha que sofreu, o meu povo receberá porção dupla e, em vez de humilhação, ele se regozijará  em sua herança." (Isaías  61:7)

Livro A Harpa de 1000 Cordas

AS 4 FASES DOS RELACIONAMENTOS

James Hunter, em seu novo livro “De Volta Ao Mosteiro”, aborda os 4F’s dos Relacionamentos :

1 - Fingimento
2 - Fricção
3 - Formação
4 - Funcionamento

Conforme suas pesquisas, todos os relacionamentos passam por essas etapas.  Não importa quais sejam (familiar, afetivo, amigável ou profissional).

1 - A fase do Fingimento acontece quando conhecemos uma nova pessoa. Nessa fase, usamos máscaras e mostramos somente nosso lado bom. Isso não quer dizer que somos falsos, é apenas uma postura natural de sociabilidade. Nela, todos parecemos perfeitos e as relações funcionam a mil maravilhas!

2 - A fase da Fricção é quando passamos a convivência, e aí que começam os conflitos, discórdias, brigas, etc. Nela, vemos os defeitos do outro e vice-versa. É quando a máscara cai!

3 - A fase da Formação nem sempre ocorre. Ela só acontece quando nos despimos de nossas máscaras e admitimos nossas fraquezas e sentimentos ao outro e vice-versa. É quando aceitamos, perdoamos, choramos, falamos de nossos sentimentos e criamos vínculo.

4 - A fase do Funcionamento é quando o amor realmente acontece. É quando o relacionamento atinge sua totalidade. É nessa fase que aprendemos que  o amor vai além do sentimento e resume-se em ação (funcionamento)!

Infelizmente a maioria das pessoas não vão além da fase 2. Casamentos e amizades são desfeitos nos primeiros conflitos. Preferem romper a relação em vez de optar pela aceitação. Poucos estão dispostos a chegar as fases 3 e 4. Em geral, nossas mães superam todas as fases, pois estão intimamente vinculadas aos filhos. Da mesma forma, Deus deseja criar vínculo conosco, mas é  preciso que lancemos fora nossas máscaras e O aceitemos como Salvador.

“E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.” (2 Crônicas 7:14)

Livro A Harpa de 1000 Cordas

EMPREGO, EMPREGABILIDADE E EMPREENDEDORISMO

Há pessoas que possuem emprego mas não possuem empregabilidade, de forma quando saem dificilmente voltam ao mercado. Isso é  um castigo? Não. Isso é um feedback (uma resposta)!

Quando uma engrenagem é repetida demais  e não encontra espaço na maquina, então chega o momento que é  preciso decidir entre sucatea-la, aproveita-la numa tornearia ou enviá-la pra funilaria.

Quando se está na condição de engrenagem vivemos sempre uma incógnita acerca de nosso destino. Saia dessa condição, você nasceu para ser cabeça e não cauda. Estude e trabalhe para o mais cedo possível tornar-se no dono da ferramentaria. Empreenda! 

Livro A Harpa de 1000 Cordas