quarta-feira, 5 de novembro de 2014

O PIOR ERRO É DESITIR DE ACERTAR

Quantos erros já não cometemos na vida? Mesmo os grandes gênios erram. 

◆Durante dezoito séculos acreditou-se na teoria de Ptolomeu (século II) , que colocava a Terra e o homem no centro do Universo.
◆Galileu dizia que os cometas não passavam de fenômenos ópticos atmosféricos. Além disso, que as marés ocorriam por causa da rotação da Terra — e não à atração da Lua.
◆Niels Bohr criou um modelo de átomo que estava errado sob quase todos os aspectos. 
◆Alfred Wegenert argumentou que as forças centrífugas faziam os continentes se moverem (ou ficarem à “deriva”) na superfície. Ele acertou o fenômeno, mas errou o mecanismo.
◆Einstein disse que queria entender as ideias de Deus de uma forma matemática, e assim chegou a complementar sua equação da teoria da relatividade com a chamada constante cosmológica, o que explicaria a expansão do universo. Mais tarde Einstein rejeita essa constante dizendo que ela foi seu maior erro. Não obstante, a história mostrou que Einstein estava certo. Sua descoberta adiantou os ponteiros do conhecimento em cerca de 50 anos. 

Nossas falhas não podem ser desfeitas e os erros nunca serão esquecidos. No entanto, é o esforço constante por acertar que faz do errante um vencedor e do fracassado uma pessoa genial. O maior erro de um homem não está no seu acúmulo de falhas, mas na desistência de querer acertar. 

Como diria Eintein: "Quem nunca errou nunca experimentou nada novo". Assim esteja certo: na ânsia de acertar, você vai errar muito na vida. O único que não erra é Deus. Ele é a rocha que nos sustenta nos momentos de fracasso para a cada dia nos conduzir à perfeição. 

"Ele é a Rocha, as suas obras são perfeitas, e todos os seus caminhos são justos. É Deus fiel, que não comete erros; justo e reto ele é."  (Deut. 32:4)

Livro A Harpa de 1000 Cordas