segunda-feira, 20 de abril de 2015

CUIDADO COM QUEM ENTRA EM SUA VIDA

Sempre que um vírus ou bactéria penetram no organismo, as defesas reagem, criando anticorpos que eliminam o invasor. Mas, dependendo do agente microbiano, nem sempre é possível escapar ileso de suas investidas. Quando um vírus consegue entrar numa célula, ela inicia uma dolorosa batalha interna para eliminá-lo, e nessa luta, muitas vezes, ela precisa dar fim a própria vida para destruir o invasor, indo assim a “apoptose”, ou “suicídio celular”.  
 
Muitos de nossos relacionamentos são assim. Uma única pessoa pode destruir a vida de outra, tanto fisicamente, mentalmente, emocionalmente ou espiritualmente. Por isso mesmo, é muito importante determinar quem pode entrar em sua vida. O filme “A Morte Pede Carona”, de  1986, conta a história de um casal (Grace Andrews e Jim Halsey), que estão viajando a bordo de um carro, dispostos a aproveitar o feriado de primavera na Califórnia. No caminho, eles dão carona a um psicopata, John Ryder, que costuma matar todos os motoristas que lhe dão carona. Entretanto, o casal consegue escapar, mas o cruel e sádico assassino, começa a persegui-los de maneira implacável, fazendo da vida deles um verdadeiro inferno. Para piorar as coisas, a polícia pensa que Jim é autor das mortes.
 
Na bíblia, Deus dá a Jonas a nobre missão de evangelizar a cidade de Nínive, mas Jonas foge, pegando carona num navio para Tarsis. No caminho, uma grande tempestade é enviada por Deus e o comandante do navio é obrigado a atirar Jonas no mar. Depois de fazê-lo, a tempestade cessa.
 
Da mesma forma, tenha muito cuidado com quem entra na sua embarcação: o vírus só entra na célula se encontra receptores nela, o inimigo só entra em sua vida se você der permissão a ele. Saiba escolher seus amigos e com quem se relacionar: não dê carona a morte, não arruine sua vida, tome cuidado com sua embarcação! Como diria Regina Brett, de 90 anos: “Se um relacionamento tiver que ser um segredo, você não deveria entrar nele”.
 
Portanto, se alguém te afasta de Deus, fuja dele. E a tempestade vai passar.
 
“Pois o que têm em comum a justiça e a maldade? Ou que comunhão pode ter a luz com as trevas?... Que há de comum entre o crente e o descrente?” (2 Coríntios 6:14-15)

📖 Livro A Harpa de 1000 Cordas

FORÇA EXTRA

Na Virgínia, EUA, uma mulher de 22 anos salvou a vida de seu pai quando o carro em que ele estava trabalhando caiu sobre seu peito, esmagando-o. Sem tempo para esperar por ajuda, ela levantou o carro e puxou seu pai, realizando ressuscitação cardiopulmonar em seguida. Na Geórgia, EUA, um macaco hidráulico escorregou e um carro de 1.350 kg caiu sobre um jovem. Sem qualquer assistência, sua mãe, Angela Cavallo, segurou o carro por cinco 5 minutos até que os vizinhos conseguissem tirar o rapaz debaixo do mesmo.

Como explicar as situações acima? Segundo a ciência, o cérebro controla automaticamente a tensão que exercemos sobre os músculos. Em média, usamos apenas 60% de nossa força potencial nos momentos onde precisamos carregar algum peso, como numa sessão de musculação, por exemplo. Mas em situações extremas, o hipotálamo manda sinais a glândula adrenal e o sistema nervoso simpático, que se encarregam de despejar uma incrível quantidade de adrenalina e cortisol na corretente sanguínea. Assim, o coração bate mais rápido e faz com que o oxigênio chegue mais depressa as células. O corpo ganha uma energia extra de quase 40%, fica mais forte e torna-se mais resistente dor, passando a operar em potência máxima!

Desses fatos podemos tirar duas grandes lições:

Lição 1: Não conhecemos o limite de nossas forças, até o momento em que única alternativa que temos é superar a nós mesmos.

Lição 2: Os grandes feitos da vida são puxados e nunca empurrados. Se você deseja alcançar seu máximo potencial, encontre um motivo particular que extraia isso de você. Uma corda só produz música quando esticada. Uma laranja só produz suco quando espremida.

"Vós, porém, esforçai-vos, e não desfaleçam as vossas mãos; porque a vossa obra terá uma recompensa." (2 Crônicas 15:7)

📖 Livro A Harpa de 1000 Cordas