quinta-feira, 30 de julho de 2015

SEJA GRANDE

Ele nasceu em Pela, capital da Macedônia em 356 a.C. onde seu pai era rei. Desde criança sonhou em ocupar o lugar do pai e tornar-se melhor do que ele. Ele sempre teve um ego elevado e nunca teve problemas com a sua auto-estima. Nos 32 anos em que viveu fez muitas coisas notáveis, invadiu e conquistou muitos países agregando um império de mais de 5 milhões de quilômetros quadrados, abrangendo desde o sudeste da Europa até a Índia. Assim que assumiu o trono do pai ele reuniu um exercito gigantesco e saiu mundo afora conquistando território. O objetivo inicial era a Pércia, mas quanto mais ele conseguia mais ele queria. Com discursos inflamados fazia com que o seu exército marchasse por lugares inóspitos como desertos, cordilheiras, rios, matas, enfrentando qualquer obstáculo para chegar onde queria. Assim, ele nunca perdeu nenhuma batalha e a expansão territorial que ele proporcionou é uma das maiores da história. Ele se tornou o grande rei de toda a Ásia, e chegou a dizer que era um deus. Dessa forma os egípcios também o proclamaram faraó. Certa vez, completamente bêbado, assassinou um dos seus melhores amigos em um acesso de raiva. Na realidade, ele tinha poucos amigos, o único que gostava dele de verdade era seu cavalo Bucéfalo. Ele matou a sangue frio vários dos seus homens e até mesmo um dos seus principais generais. Era desse jeito que ele castigava quem o traísse ou contrariasse. Ele ainda destruiu várias cidades como punição por não se renderem a ele, e construiu outras 70 batizando-as com o seu nome. Para manter sua marca na história, mandou erigir vários obeliscos pelos lugares onde passava com os dizeres: "Alexandre esteve aqui".
O nome desse ousado líder é Alexandre, o Grande, hoje considerado o maior líder militar da antiguidade. De sua história podemos tirar as seguintes lições:
1 - Alexandre foi educado pelo filósofo grego Aristóteles dos 13 aos 16 anos. Aprendeu retórica, política, matemática, ciências físicas e naturais, medicina e geografia, ao mesmo tempo em que se interessava pela história grega e pela obra de autores como Eurípides e Píndaro. Também se distinguiu nas artes marciais e na doma de cavalos. E, graças às suas expedições militares e ao seu próprio interesse por investigações científicas, o mundo antigo conseguiu diversos avanços em áreas como geografia e história natural. Tudo Isso serve para nos mostrar uma importante lição: todo homem ou mulher que deseja um dia ser um grande líder, precisa buscar conhecimento. 
2 - Alexandre foi respeitador dos derrotados. Ele permitia às cidades dominadas a manutenção de governantes, religião, língua e costumes. Dessa forma, conquistava a estima daqueles que estavam sob seu comando, ao contrário de muitas pessoas que hoje sem autoridade alguma não respeitam as diversidades ou crenças alheias.
3 - Apesar de fama de "O Grande", Alexandre tinha apenas 1,52 metro. Mesmo sendo pequeno, ele comparecia pessoalmente a todas as batalhas, possivelmente usando um capacete que lhe permitia ampla visão e era protegido por armaduras e perneiras de bronze. Esse fato mostra que sua grandeza não tinha relação alguma com sua estatura, mas sim com sua coragem e inteligência. 
4 - O grande erro de Alexandre foi ter sido uma pessoa instável e sanguinária. A história mostra que nenhum líder com esse tipo de personalidade pode sustentar-se no poder por muito tempo. Assim, ele morreu antes de completar 33 anos, possivelmente vítima de envenenamento ou em consequência de alcoolismo, entre outras doenças.
"O maior entre vocês deverá ser servo. Pois todo aquele que a si mesmo se exaltar será humilhado, e todo aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado." (Mateus 23:11-12)
 Livro A Harpa de 1000 Cordas