quarta-feira, 17 de junho de 2015

USE BEM SEU CÉREBRO

Você tem idéia da capacidade de seu cérebro?

A velocidade de processamento do cérebro humano não pode ser medida da mesma forma como fazemos com as CPUs usadas em nossos computadores. Porém, é possível estimar esse valor com base no funcionamento da retina, o tecido nervoso do olho responsável pela visão que temos do mundo.

De acordo com o conhecimento atual da estrutura e funcionamento da retina humana, cientistas estabeleceram que ela é capaz de processar o equivalente a 10 imagens de 1 milhão de pontos por segundo, assim eles chegaram à conclusão de que o cérebro consegue processar cerca de 100 milhões de MIPS (Milhões de Instruções Computacionais por Segundo). Para se ter uma ideia disso, atualmente, o processador Intel Core i7 Extreme Edition 3960X possui 177.730 MIPS e opera com clock de 3,33 GHz. Dessa forma, o cérebro humano equivale a 564 dessas CPUs.
 
O cérebro tem cerca de 100 bilhões de neurônios. Cada um desses neurônios forma, pelo menos, mil conexões com outros neurônios, totalizando mais de 100 trilhões de conexões. Como os neurônios se combinam, cada um pode armazenar muitos dados ao mesmo tempo, aumentando a capacidade de armazenamento do cérebro para cerca de 2,5 petabytes. Isso significa que, se o seu cérebro fosse capaz de gravar programas de TV, ele poderia armazenar 3 milhões de horas de vídeos, e a televisão teria que ficar ligada, ininterruptamente, por 300 anos para preencher todo o espaço livre do mesmo.

De acordo com o livro The Human Mind, se fosse possível construir um computador tão complexo como o cérebro humano, seria necessário construir uma usina elétrica exclusiva capaz de fornecer vários megawatts de energia para faze-lo funcionar. A máquina precisaria de um dissipador de calor do tamanho de uma cidade.

Portanto, é possível perceber que a ciência está longe de criar computadores que tenham o poder do cérebro humano. Apesar dos avanços da nanotecnologia, da inteligência artificial e dos computadores com DNA, os cientistas precisam ainda quebrar muitas barreiras do modelo computacional atual que ainda possui muitas limitações.

E você, quê uso tem feito dessa máquina tão avançada? Têm trabalhado para desenvolve-la? Têm estudado para expandir sua capacidade? Têm a usado para seu bem e ao bem de outros? Seu cérebro é uma Ferrari que trabalha como um Fusca ou como uma Ferrari mesmo? Se você nasceu com algo tão poderoso, é porque Deus desejou, desde o início, que você fosse um vencedor!

"Eu sou o Senhor que sonda o coração e examina a mente, para recompensar a cada um de acordo com a sua conduta,  de acordo com as suas obras." (Jeremias 17:10)

📖 Livro A Harpa de 1000 Cordas