domingo, 15 de junho de 2014

O PREÇO DA DIGNIDADE

Todos nós sabemos que Al Capone somente foi preso por haver omitido rendimentos ao fisco americano.
Mas toda história tem detalhes e desdobramentos curiosos que às vezes desconhecemos.
A história relatada a seguir mostra que o exemplo, é mesmo, um grande legado.

Há muitos anos, Al Capone controlava inteiramente a cidade de Chicago. Não ficou famoso por nenhum ato heroico.
Era notório, sim, por encher a cidade com tudo relativo a contrabando, bebidas, prostituição e assassinatos.
Capone tinha um advogado apelidado 'Easy Eddie', um excelente profissional!
Sua habilidade, manobrando no cipoal de leis, manteve Al Capone fora da cadeia por muito tempo.
Para mostrar seu apreço, Capone lhe pagava muito bem.
Não só o dinheiro era grande, como Eddie também tinha vantagens especiais. Por exemplo, ele e a família moravam em uma mansão protegida, com todas as conveniências possíveis.
A propriedade era tão grande que ocupava um quarteirão inteiro em Chicago. Eddie vivia a vida da alta roda da cidade, mostrando pouca preocupação com as atrocidades que ocorriam à sua volta.

No entanto, Easy Eddie tinha um ponto fraco.
Tinha um filho que amava acima de tudo. Eddie cuidava para que seu filho tivesse sempre do melhor: roupas, carros e uma excelente educação. Nada era poupado. Preço não era problema. E, apesar do seu envolvimento com o crime organizado, Eddie tentou lhe mostrar sempre o que era certo e o que era errado. Eddie queria que seu filho se tornasse um homem melhor que ele.
Mesmo assim, com toda a sua riqueza e influência, havia duas coisas que ele não podia dar ao filho: não podia transmitir-lhe um nome bom e um bom exemplo.

Um dia, Easy Eddie tomou uma decisão difícil no sentido de corrigir as injustiças de que havia participado na sua carreira como advogado.
Decidiu que iria às autoridades e contaria a verdade sobre Al 'Scarface' Capone, limpando o seu nome sujo e oferecendo ao filho alguma coisa como integridade moral recuperada.
Para tanto, teria de testemunhar contra a quadrilha de Capone, e sabia que o preço a pagar seria muito alto. Ainda assim, ele testemunhou.

Um ano depois, Easy Eddie foi assassinado a tiros numa rua de Chicago.
Deu ao filho o maior presente que poderia oferecer, ao maior custo que poderia pagar.
A polícia recolheu em seus bolsos um rosário, um crucifixo, uma medalha religiosa e um poema, recortado de uma revista.
O poema: 'O relógio da vida recebe corda apenas uma vez e nenhum homem tem o poder de decidir quando os ponteiros irão parar, se mais cedo ou mais tarde. Agora é o único tempo que você possui. Viva, ame e trabalhe com vontade. Não ponha nenhuma esperança no tempo, pois o relógio pode parar a qualquer momento.'

Texto de Jamil Albuquerque

O QUÊ TU TENS NAS MÃOS?

Posso imaginar aquela cena onde Moisés reluta para fugir da responsabilidade. Ele primeiramente diz que é gago, e Deus oferece Arão para falar por ele. Depois diz que precisa fazer algo milagroso para convencer faraó, e Deus como solução pergunta:
-O que tens nas mãos?
- Só um cajado!
- Então é isso que usarei para libertar o povo!
Mais tarde o cajado se transforma em serpente, tira água da rocha, e lá na frente ao ser suspenso por Moisés, serve para abrir o mar vermelho.
Hoje Deus te pergunta;
- Você só me fala de problemas e me dá um monte de desculpas, mas afinal, o que você tem nas mãos (ou na cabeça) para que eu possa usar e te abençoar?
"Muitos esperam que um maná abençoado caia dos céus, mas poucos estão dispostos a entrar nos desertos existenciais para recolhê-lo."

Rony Souza

TOPO DA EXCELÊNCIA

Dizem que, para que uma pessoa vença, não se deve dar à ela o peixe, mas a vara de pescar. Interessante que Jesus foi muito mais alem. Ao fornar um grupo de discípulos, Ele os convidou a serem "pescadores de homens", ou seja, o sábio Mestre queria mostrar que o topo da vitória não está no peixe ou na vara de pescar, mas na capacidade de alguém conduzir outras pessoas à excelência.

"Para ascender verticalmente  é preciso crescer horizontalmente. Ou seja, antes de tornar-se um grande líder, você precisa aprender a fazer cópias de você mesmo sendo uma referência para a humanidade."

Portanto, se você não quiser ser um mendigo social, seja grande, seja lider, e para chegar lá, comece sendo  um bom exemplo.

Abraços,
Rony Souza