sábado, 22 de novembro de 2014

ISOLAMENTO E CONTROLE

Nada nesse mundo funciona de forma isolada. Tudo é regido pelas forças de interação. Por conta disso, os físicos quânticos criaram o princípio da incerteza, explicando que eles simplesmente não são capazes de determinar com qualquer precisão como as partículas se organizam, devido às suas qualidades de onda e a forma como elas interagem.Sempre que se tentar isolar uma partícula, ela sempre gerará energia suficiente para romper os limites antes que sua posição ou velocidade sejam determinados. A natureza não permite que seus elementos fundamentais sejam isolados.

Se na física é assim, imagine com  seres humanos.

No início do século XX, um dos criadores do behavorismo, John Broadus Watson, acreditava que era possível prever e controlar qualquer conduta humana. Para provar que estava certo, testou sua teoria em seus dois filhos. Para Watson, os adultos deveriam ser extremamente rígidos, garantindo que as crianças se desenvolvessem num ambiente cercado de regras e poucos mimos. Nada de beijo, abraço, pegar no colo, no máximo um beijo na testa ou um afago na cabeça depois de uma tarefa bem executada. Esse seria o seria o ápice de um afeto familiar. As críticas aos seus métodos foram inúmeras, mas o pior dos questionamentos surgiu de sua própria esposa, em 1930, ao publicar um artigo onde ela relatava seu desejo de que seus filhos fossem capazes de demonstrar fraquezas e ter lágrimas nos olhos diante de uma poesia ou de um drama da vida. Os filhos Willian e James sofreram depressão na adolescência e na fase adulta. James precisou de acompanhamento psicológico durante anos e William se suicidou.

John Donne dizia que "homem nenhum é uma ilha". Então, a exemplo do que acontece no mundo subatômico, ninguém nasceu pra viver isolado ou controlado, sem receber amor ou afeto. Se uma particula, ao tentar ser controlada ou isolada, produz energia capaz de romper os limites que a cercam, uma pessoa isolada produz energia negativa suficiente para entrar em colapso psicológico e romper com seu proprio autocontrole.

"O solitário busca o seu próprio interesse e insurge-ser contra a verdadeira sabedoria (Prov. 18:1)

Livro Harpa de 1000 Cordas