sexta-feira, 4 de setembro de 2015

LIDERE SEUS SUPERIORES

Stephen Covey escreveu em seu livro "Os 7 Hábitos " que trabalhou numa organização por vários anos, sob a liderança uma pessoa muito dinâmica, criativa, talentosa, capaz e brilhante, mas tinha um defeito: possuía um estilo ditatorial de direção. Tratava as pessoas como serviçais, como se elas não tivessem opinião. Seu modo de se dirigir às pessoas na organização sempre começava por:  "faça isso... pegue aquilo... agora resolva isso... depois vá para lá... eu tomo as decisões".  O resultado foi que ele praticamente alienava todo o corpo de executivos ao seu redor. Estes se reuniam no corredor para reclamar entre eles. As discussões eram sempre muito acaloradas, mas eles não passavam disso, tirando o corpo fora das responsabilidades, escudados pelas fraquezas do presidente.
– Você não pode imaginar o que aconteceu desta vez – alguém falou um dia. – O presidente veio até meu departamento. Eu estava com tudo pronto. Só que ele entrou e deu ordens completamente diferentes.  Todo o serviço que eu realizara durante meses foi pro buraco, sem mais nem menos. Nem sei como consigo continuar trabalhando para ele. Quantos anos faltam para ele se aposentar?
– Ele tem apenas 59 anos – alguém comentou. – Acha que consegue aguentar mais 6 anos?
Um dos executivos, contudo, era proativo. Agia em função de valores, e não de sentimentos. Ele tomou a iniciativa –  estudou, procurou compreender e antecipar os desdobramentos da situação. Não fez vista grossa para as deficiências do presidente. Mas, em vez de criticá-las, procurou compensá-las. Onde este era fraco, em matéria de estilo, buscava incentivar seu pessoal, de modo a tornar tais deficiências irrelevantes. E ele tentava estimular os pontos positivos do presidente –  sua visão, seu talento, sua criatividade. Apesar de também ser tratado como um capacho, fez mais do que era esperado. Ele antecipou as necessidades do presidente. Tentou compreender as preocupações deste, de modo que, ao apresentar seus relatórios, também fazia análises e recomendações. Na reunião seguinte, era "faça isso" e "faça aquilo" para todos os executivos, menos um. Quando se tratava daquele homem, a frase era: "qual é a sua opinião?" Este fato agitou bastante a organização. As cabeças reativas começaram a fazer rodinhas para despejar seu despeito e inveja naquele homem proativo. Mas pouco a pouco a influência daquele homem cresceu mais e mais. Chegou ao ponto em que ninguém na organização tomava uma decisão importante sem consultar e obter a aprovação dele, inclusive o presidente. Apesar disso, não se sentia ameaçado, pois a força de um aumentava a força do outro e aquele homem ainda compensava certas fraquezas do presidente, que agora contava com força dobrada.

Da história acima podemos absorver as seguintes lições:

1 - Sempre que modificamos parte de uma fórmula química, alteramos a natureza do seu resultado. Da mesma forma, sempre que escolhermos nossa reação em relação a uma circunstância, também afetamos intensamente esta mesma circunstância. Isso significa que a essência de seu sucesso não depende necessariamente de uma situação, mas dos seus valores e percepções para saber o que fazer.

2 – Assim, como aquele homem era criticado pelo despeito e inveja de seus pares, você certamente será criticado por acreditar em seus valores. Mas mesmo assim, insista em permanecer firme aos seus princípios. José foi preso por sua fidelidade. Paulo e Silas foram encarcerados por sua fé. Jesus foi morto por amor pela humanidade. Todos aqueles que um dia cravaram seus nomes na história tiveram que passar por grandes privações em função daquilo que acreditavam.

3 – Talvez você não esteja satisfeito com seu chefe. Há inclusive pesquisas que informam que 85% das pessoas que deixam a empresa não saem por causa da organização, mas por causa de seus gestores. No entanto, como na história acima, isso pode ser mudado. De fato, aqueles que são capazes de liderar a si mesmos, estão aptos para liderar até mesmo seus superiores.

“Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens, sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo. “ (Colossenses 3:23-24)

A Harpa de 1000 Cordas